Conecte-se conosco

Último segundo

Bioficção apresenta a história da vida de Miguel de Cervantes contada por ele mesmo

Publicado

em

Fatos da vida do autor de Dom Quixote são relatados em obra que mistura literatura com pesquisa biográfica

Um projeto de pesquisa intensa e audaciosa que levou 12 anos para ser publicado. Este é Eu, Miguel de Cervantes: Memórias, que mistura investigação biográfica com a literatura refinada da escritora e roteirista Maria Gessy Sales. Esta bioficção parte de verdades históricas, possíveis e poéticas contadas em primeira pessoa, que cumprem ao mesmo tempo o papel de divertir e informar.

A escritora criou a narrativa fictícia a partir dos achados dos restos mortais de Cervantes no subsolo do Convento das Trinitárias Descalças, em Madri. O enredo, então, foi construído como se as memórias recentes do romancista tivessem sido encontradas na escavação. É considerado um dos mais importantes escritores do Ocidente, ao lado de Dante, Shakespeare e Goethe.

Gessy revela que o célebre autor de Dom Quixote nasceu em uma família de fidalgos e se sentia privilegiado por fazer parte de um país poderoso. Porém, o curso normal da vida foi bruscamente interrompido quando ele se viu forçado a fugir da Espanha. A narrativa recria a juventude e o começo da vida adulta do espanhol. Em Eu, Miguel de Cervantes: Memórias, o leitor percebe que a vida do escritor é muito mais rica de aventuras, desenganos e superações do que a do próprio personagem que o consagrou: Dom Quixote.

Além de escritora, Gessy é roteirista premiada de cinema e teatro. A convite do escritor e amigo Ziraldo, roteirizou com ele os filmes “O Menino Maluquinho” e “Uma professora muito Maluquinha”. Ela revela que por toda a vida dedicou-se à literatura e à escrita e, por causa de uma pesquisa sobre Dom Quixote, passou a se interessar por Cervantes, desejo agora refletido na obra.

“Fiquei deslumbrada com sua vida de perigos e aventuras e quis dividir com um maior número de pessoas meu encantamento”, confessa Gessy. Mais do que entender a obra de Cervantes, este romance com fundo histórico aproxima o leitor da vida do escritor.

Ficha Técnica:

Título: Eu, Miguel de Cervantes: memórias
Autora: Maria Gessy de Sales
ASIN: B09FX4J77V
Formato: eBook
Páginas:  233
Preço: R$ 9,90
Link de venda: https://amzn.to/3q7Q9u2

Sobre a autora: Sobre a autora: Maria Gessy de Sales formou-se em línguas neo-latinas pela PUC/RJ.  É roteirista, junto com o amigo Ziraldo, do premiado filme O Menino Maluquinho e Uma Professora Muito Maluquinha. Autora do libreto da Ópera O Menino Maluquinho, Teatro Municipal do Rio de Janeiro, temporada de 2015. É roteirista premiada de séries de documentários literários e culturais durante mais de três décadas em que atuou com roteirista da TVE/RJ. Atuou como freelance escrevendo documentários para FBL Produções. A série Artistas Plásticos Brasileiros foi transmitida pelo canal Arte 1 e ainda hoje pode ser vista pelo Curta. Nas décadas de 1970 e 1980, escreveu duas coleções de livros didáticos de Língua e Literatura Portuguesa, pelas editoras Brasil e Ática.

Instagram: @mariagessysales
Facebook: @mariagessy.sales

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Último segundo

Akio e Hela lançam collab de molhos de alho exclusivos em evento no Meats

Publicado

em

Participaram chefs, jornalistas e profissionais da área

Nesta terça-feira (12), a empresa tradicional brasileira de produtos alimentícios, Akio, em uma collab inédita com a marca alemã de condimentos Hela, lançou uma linha de molhos de alho em um evento com convidados no restaurante Meats, do consagrado chef Paulo Yoller.

Após 40 anos de muita qualidade e comprometimento, a Akio inicia esta nova fase em busca de inovação, para atingir novos públicos: “Já trabalhamos com alho roxo há muito tempo, mas agora temos sabores diferentes. Junto com a Hela, desenvolvemos esses três produtos e poder lançar no Meats é uma grande realização, afinal, é uma das melhores hamburguerias do Brasil”, comentou José Barreto, CEO da empresa.

A parceria traz para o mercado três tipos de molho:

– Molho Roxo de Alho Assado: com aquele gostinho de alho assado, o “roxinho“ vai deixar o seu lanche ou snack muito mais saboroso e colorido. Sim, como o nome sugere, o molho é da cor roxa, mesmo. É para “comer com os olhos”.

– Molho de Alho Spicy Grill: levemente picante, foi desenvolvido para os paladares mais apurados. Sabe aquele gosto de especiarias e pimenta?! Promete deixar qualquer experiência ainda mais saborosa.

– Molho de Alho com Ervas: com aquele gostinho de ervas finas… Essa é uma opção mais “suave “, mas também incrível.

A gerente de marketing da Hela, Maria Fernanda Romeiro, afirmou que “está bem feliz com o resultado dos produtos que hoje finalmente lançamos no Meats, que é um restaurante do nosso embaixador aqui no Brasil. A gente conseguiu juntar o útil agradável, os dois parceiros num evento bacana e a gente espera que seja um sucesso absoluto”.

Paulo Yoller é o vencedor do reality show de culinária “Ilha do Sabor” e é ele quem comanda o Meats há 11 anos. A partir dos novos molhos, ele elaborou dois lanches exclusivos: um com brioche de mandioquinha, burger, rúcula, queijo de cabra, tomate tostado, bacon e o Molho de Alho Roxo Assado Akio & Hela, e outro com brioche de mandioquinha, frango frito empanado, picles de pepino, coleslaw, bacon e Molho de Alho Spicy Grill Akio & Hela.

Sobre trabalhar com molhos industrializados, o chef disse: “Até alguns anos atrás, nós pensávamos em produtos industrializados como algo negativo. Já hoje em dia, temos marcas incríveis como a Hela e a Akio, que conseguem entregar um produto diferenciado, de extrema qualidade. Quando eles me procuraram para poder realizar este evento de lançamento, fiquei muito feliz, pois são produtos que só preciso misturar com o que já tem na casa, pois são saborosos por si só”.

Eu acho que isso é o futuro de marcas da gastronomia: a industrialização como um setor de qualidade e não apenas de facilidade, e isso é incrível”, completou o chef Yoller.

Por fim, José Barreto destacou que os molhos são feitos com componentes de qualidade, e, por isso, são superiores a qualquer outra marca nacional. “O produto pode ser utilizado de diversas formas, não apenas no lanche, mas outras receitas, inclusive até um pão de alho na sua casa, você consegue fazer com o nossos novos molhos”, finalizou o CEO da Akio.

SOBRE A AKIO ROXO:

Empresa com sede em Guarulhos, na grande São Paulo, chega aos 41 anos neste mês de fevereiro/2024, foi a pioneira na fabricação de farinha de tapioca no Sudeste do Brasil. E, pioneira também, na fabricação de produtos com Alho Roxo.

A qualidade é o principal compromisso da Akio, nestes 41 anos de história.

Instagram: @akioroxo

Site : https://akioroxo.com.br

Continuar Lendo

Último segundo

Natan Lopes apresenta o show “Natan por Aí e o Segredo da Colmeia” em Campinas

Publicado

em

Inspiração, criatividade e paixão podem tornar um hobby um empreendimento de sucesso. Após ganhar o mundo digital, o youtuber Natan Lopes expande sua fama para os palcos e traz para a cidade de Campinas, interior do Estado de São Paulo, dia 01 de junho, o show “Natan por Aí e o Segredo da Colmeia”. A apresentação vai acontecer no Royal Palm Hall. Os portões abrem às 15h. A realização é da Oceania Eventos.

Estão disponíveis para o público quatro tipos de ingressos: Cadeira Vip, Cadeira Ouro, Cadeira Prata e Cadeira Bronze. Os ingressos podem ser adquiridos através do site Alpha Tickets https://www.alphatickets.com.br/Detalhes.aspx?event=123D45D3-2ECD-40E7-8884-DFD98028212D&hostname=&dt=20240305095853, na Livraria Leitura do Parque Dom Pedro Shopping ou na bilheteria do local.

NATAN POR AÍ E O SEGREDO DA COLMEIA
Com milhões de inscritos e bilhões de visualizações no canal, um dos maiores sucessos globais do mundo digital, a marca expande os negócios para fora das câmeras e da rotina de gravações. A peça “Natan por Aí e o Segredo da Colmeia” busca entreter toda a família com cenas de aventura, comédia, suspense e um final surpreendente.

O show destaca a importância da amizade, da natureza e traz muita diversão e interação para toda a colmeia, apelido carinhoso dado aos fãs. Para contar esta história com uma hora de duração, Natan e os pais Bebel e Rodrigão convocaram mais dois integrantes do canal para acompanharem nesta jornada. Conhecidos pela colmeia, Brunah Rieth e João Cersosimo também fazem parte do elenco, entregando uma experiência alegre e divertida para a plateia.

Os cenários são transmitidos em um grande painel de LED, onde são aplicados efeitos visuais e outros elementos técnicos como iluminação e trilha sonora original, incluindo a nova música do canal gravada pelo youtuber. A diversão é garantida com muitas surpresas e interação de personagens dos vídeos diretamente com o elenco no palco.

Criado em 2017 por Natan Lopes, em parceria com Bebel e Rodrigão, o Canal Natan por Aí conta com mais de 18,3 milhões de inscritos e as visualizações na plataforma já passaram de 13 bilhões. Hoje, o canal é considerado top 5 no ranking de criadores de conteúdo no Brasil – marca que deve ser expandida após o youtuber lançar sua carreira internacional. Desde sua criação, o canal tem crescido exponencialmente, cativando milhões de pessoas em todo o Brasil e alcançando o top 100 mundial do YouTube.

SERVIÇO
Evento: Show Natan por Aí e o Segredo da Colmeia
Data: 01 de junho
Horário de abertura: 15h
Local: Royal Palm Hall – Rua Monsenhor Luís Fernandes de Abreu, 311 – Jardim do Lago Continuação – Campinas/SP.
Mais informações: https://www.alphatickets.com.br/Detalhes.aspx?event=123D45D3-2ECD-40E7-8884-DFD98028212D&hostname=&dt=20240305095853

Continuar Lendo

Último segundo

Lalin Witch participa da exposição virtual coletiva “PLURAIS”, na Contemporâneos, com a obra ‘Struggle’, em homenagem ao mês das mulheres

Publicado

em

A mostra será lançada em 08 de março, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e gêneros afins, com curadoria de Lu Valença

 

A artista plástica Lalin Witch participa da exposição virtual ‘Plurais,a partir de 08 de março, em homenagem ao Dia Internacional da Mulher e gêneros afins’, em uma mostra coletiva, com a obra “Struggle”, definida pela autora da seguinte forma: “Imagem própria é algo engraçado, não? Estamos acostumados a nos ver tanto por imagens reflexivas de nós mesmos que esquecemos onde mora nossa verdadeira figura. Nos vemos a partir de filtros, câmeras e toda uma discriminação estética social do que seria bonito. Porém, não é na figura fria e inanimada que está a beleza e a vida, ou você acha que sim?”

Seu trabalho se expressa através da arte tradicional e moda, incentivando o visitante a fazer o mesmo e conhecer a si próprio através desse processo. Já viveram suas vidas de olhos abertos e peito fechado? Sobrevivendo com a ideia ilusória que verdadeiramente viver é apenas “estar” ? ‘Struggle’ vem para propor um pouco mais do que nossa visão alcança por si só, em suma, levar as pessoas por um caminho onde sejam capazes de vislumbrar o que muita gente se priva de entender. Então abra bem os olhos, respire fundo, tente perceber o que você pode ter esquecido há muito tempo atrás e você pode achar bem aqui.


O que o seu coração não sente?

Sobre Lalin Witch

Artista da geração Z, nascida em Niterói e estudante da UFF para graduação em biomedicina. Se estabelecendo na área artística desde 2011, já participou de exposições como “Unidiverso” na Usina Cultural, “ Sobre o que ninguém quer falar” na Aliança Francesa de Nova Friburgo, “O que os olhos não veem”, no espaço Eco Gaia, Niterói, entre outros.
Produz desde estampas personalizadas em produtos têxteis, a quadros em tela/vidro, desenhos em parede/ folha, design de tatuagens, tendo um estilo próprio que mistura influências de realismo , HQ e surrealismo.Curadoria e assessoria de imprensa Lalin Witch: Paula Ramagem.

Instagram: https://www.instagram.com/lalinwitch/

Sobre a exposição

A vida da mulher contemporânea é uma jornada multifacetada, marcada por desafios e conquistas. Ela equilibra múltiplos papéis, como profissional, mãe, parceira e indivíduo, navegando entre as demandas da carreira, da família e do autodesenvolvimento. Enfrenta questões de igualdade de gênero, busca por autonomia e luta contra estereótipos. Ao mesmo tempo, celebrando suas realizações, seu poder de escolha e sua capacidade de se reinventar. Com determinação e resiliência, a mulher contemporânea molda seu próprio caminho, deixando sua marca na sociedade e inspirando gerações futuras.

Pensando nisso, a Contemporâneos retoma seu calendário de exposições com a Coletiva Virtual “PLURAIS” só para mulheres artistas!

Lu Valença – curadora Contemporâneos

Serviço

PLURAL – Dia Internacional da Mulher
Curadoria: Lu Valença
Artista: Lalin Witch @lalinwitch
Obra: ‘Struggle’ (80 x 70, acrílico)
Curadoria e assessoria de imprensa Lalin Witch: Paula Ramagem
Local: Contemporâneos Galeria (https://www.instagram.com/contemporaneosgaleria/)
Abertura: 08 de março de 2024

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.