Conecte-se conosco

Cultura

Barracão Teatro promove debates virtuais gratuitos sobre o diálogo entre teatro e o vídeo

Publicado

em

O teatro, que sempre viveu do contato direto do público, se reinventa no modo virtual e a proposta do Barracão Teatro tem como ponto de partida a inclusão da câmera como parte do elenco interagindo com a cena

Nestes tempos de pandemia, em que a presença de pessoas num mesmo espaço está restrita a atividades essenciais, as artes cênicas, sempre fortalecidas pelo contato direto com o público, têm buscado maneiras de se fazer presente, ainda que de modo virtual. O Barracão Teatro, importante espaço de investigação e criação cênica do País, inicia sua atividade artística virando a bússola para essa nova realidade. De que forma? Conciliando duas linguagens distintas: o teatro e o vídeo.

Contemplado pelo Programa de Ação Cultural do Estado de São Paulo (ProAC), com recursos da Lei Aldir Blanc, o Barracão apresenta o projeto “Do Mascaramento ao MasCameramento”.

Ana Mé – Barracão Teatro
Divulgação

O trabalho consiste em seis encontros on-line, gratuitos e abertos ao público em geral, que irá reunir um time de especialistas das artes cênicas, Tiche Vianna, Esio Magalhães, Ana Mê, Fernando Fubá, Kara Ariza e Miguel Magalhães, e das artes visuais, Antonio Karnewale.

O primeiro encontro, que também irá destacar o compartilhamento de saberes e experiências, acontece nesta quarta-feira, 17 de março, às 20h, pelo www.youtube.com/barracaoteatro, com a participação de todos os convidados. Para participar, basta acessar a página no horário da live, se inscrever e curtir o canal.

Esio Magalhães – Barracão Teatro
Divulgação

O diálogo entre duas linguagens artísticas diferentes: o teatro e o audiovisual é o tema de largada do projeto, que irá transcorrer ao longo do ano. “Em nossos trabalhos e pesquisas teatrais temos nos dedicado a transpor a linguagem expressiva de nossas criações para o audiovisual que, sendo a interface de comunicação possível neste momento, nos abre mais um campo de interação entre linguagens distintas: o teatro e o vídeo”, destacam os artistas do Barracão Teatro.

Fernando Fubá – Barracão Teatro
Divulgação

Pesquisa traz novos formatos para o futuro das artes cênicas

Na busca por novos formatos e junções, “nos deparamos com a questão do registro da cena teatral e da dificuldade de dar ao espectador do audiovisual a sensação de sua presença no ato cênico. Como registrar a ação teatral na linguagem audiovisual preservando esta relação sensorial para quem assistirá?”, questionam os artistas.

Kara Ariza – Barracão Teatro
Divulgação

Para tentar encontrar os resultados do enfrentamento destas questões, o Barracão Teatro tem se aproximado de elementos e técnicas fílmicas que sirvam de suporte às próximas experimentações criativas.

Tiche Vianna – Barracão Teatro
Cela Vianna

O ponto de partida será a inclusão da câmera como o olhar da máscara que age ou reage à cena que presencia. “Utilizaremos as técnicas de filmagem em primeira pessoa, assim como POV (Point of View), além de outras para criarmos cenas com as máscaras a partir de temas atuais. A proposta é criarmos várias cenas curtas, cujo foco é a investigação técnica da sobreposição das linguagens fílmica e da máscara cênica”, afirma o elenco.

Miguel Magalhães – Barracão Teatro
Divulgação

Todos os ensaios terão filmagens com câmeras de celulares dos envolvidos no projeto para a realização dos seis relatórios audiovisuais, chamados aberturas de processos, para o acompanhamento de toda a atividade realizada, nas redes sociais do Barracão Teatro e dos artistas integrantes desta pesquisa.

O resultado da pesquisa terá um único vídeo, contendo os passos da pesquisa e sua conclusão, isto é, uma cena curta em audiovisual, construída com a teatralidade de máscaras inteiras expressivas, sem palavras, filmada e editada com assessoria de especialistas em audiovisual, para ser exibida em plataformas de streaming.

Antonio Karnawale – Barracão Teatro Artes Visuais
Divulgação

Barracão Teatro

O Barracão Teatro é um espaço de investigação, criação e apresentação cênica, formado em 1998, por Esio Magalhães e Tiche Vianna.

Ao longo dos anos o grupo agregou artistas, que se mantém em parceria, por meio de projetos variados, até hoje. Esta característica permite ao Barracão Teatro manter a maioria de seus espetáculos em repertório com seu elenco original.

A característica fundamental de seus trabalhos é o teatro popular com base na máscara teatral, no palhaço, na commedia dell’arte, na improvisação e no aprofundamento da atuação como veículo de expressão cênica.

Conta atualmente com diversos espetáculos em seu repertório, com os quais circula por muitas regiões do Brasil e cidades do exterior. Realiza também cursos intensivos, sempre em fevereiro, com artistas provenientes de diversas regiões do Brasil e de outros países.

O Barracão Teatro é um grupo nômade. Sua vocação é difundir a arte teatral por diversos e diferentes territórios do país e seu objetivo é compartilhar a experimentação do teatro com o maior número de espectadores possível.

Encontro virtual
A TEATRALIDADE NO AUDIOVISUAL
O diálogo entre duas linguagens artísticas diferentes: o teatro e o audiovisual
Data: 17 de março
Horário: 20 horas
Acesso pelo youtube: www.youtube.com/barracaoteatro
Projeto: Do Mascaramento ao MasCameramento, contemplado pelo Programa de Apoio Cultural Expresso Lei Aldir Blanc Eixo Premiação Teatro no estado de São Paulo, da Secretaria de Cultura do Governo do Estado de São Paulo.

########################################################################

LINK FOTOS DO ARTISTAS QUE PARTICIRAÇÃO DA LIVE: http://bit.ly/mascaramento_live17marco

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Cultura

“Eu Também Sou Médico” está em cartaz em curta temporada no Teatro UOL com o médico e influenciador Bruno Baroni

Publicado

em

Com ingressos quase esgotados, Eu Também Sou Médico segue em curta temporada no Teatro Uol, com sessões às terças, às 20h. Depois, parte em turnê por Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Curitiba. Criado e protagonizado por Bruno Baroni (@brunobaroni_a) e Thaisa Damous (@thaisadamous), que também assina o texto com Bruno, o espetáculo tem direção de Camila Vaz e Thaisa Damous.

A criação do espetáculo é resultado da parceria entre Bruno Baroni e a roteirista Thaisa Damous, que tem mais de quinze anos de experiência com comédia, tendo participado de produções televisivas e cinematográficas. A comédia leva ao teatro o conteúdo que fez Bruno viral nas redes sociais, adaptando para o palco situações do dia a dia médico.

Crédito: Abílio Gil
Mais fotos disponíveis neste link

O espetáculo se passa em dois momentos. No primeiro, Bruno Baroni vive um médico de plantão e conta casos engraçados do dia a dia, contracenando com outros personagens de um hospital imaginário, como uma enfermeira, a residente Ritinha e a doutora Cibele. No segundo momento, entra em cena a enfermeira Sandra, personagem que Bruno criou nas redes sociais e que virou sucesso na internet. Ela faz uma “palestra” para a plateia, como se estivesse orientando médicos recém-formados sobre como lidar com um plantão caótico, explicando tudo de forma divertida.

Thaisa Damous interpreta diversos personagens que interagem com o médico Bruno e com a enfermeira Sandra ao longo da peça. No total, o espetáculo apresenta 11 personagens no palco, como a doutora Dinossauro e a doutora Herdeira, que retratam figuras bastante conhecidas por quem já passou por um hospital. “Nossa ideia é realmente fazer uma peça de teatro com momentos e elementos do stand-up”, explica Bruno.

Sobre Bruno Baroni
Médico formado em 2020, atuou na linha de frente contra a COVID-19 e é criador de conteúdo digital. Ele iniciou sua produção de vídeos de comédia para TikTok e Instagram durante a pandemia, acumulando um público de quase 3 milhões de seguidores. Seus vídeos são focados no ambiente médico e hospitalar, e no palco, ele interpreta a enfermeira Sandra, personagem conhecida de suas redes sociais.

Sobre Thaisa Damous
Coautora e diretora da peça, atua como atriz e roteirista. Ela é formada em Artes Cênicas, com especialização em roteiro, e sócia da Projéteis. Thaisa é co-criadora da série “Cosme e Damião – Quase Santos” (Globo Play/Multishow) e trabalhou como roteirista e desenvolvedora de projetos na Hungry Man, em produções como “Seis na Ilha” (TV Brasil), o filme “Cansei de Ser Nerd” (Paramount/Telecine) e a série documental “Somos Museus” (Canal Futura). Sua trajetória inclui a autoria da peça “O Catador de Nuvens” e o prêmio FOCA pela peça “Carne de Segunda”. Como atriz, participou de projetos como a novela “Vai na Fé” (Globo), “Ribanceira” (Canal Brasil), vídeos para o canal Parafernalha, e os curtas “Berenice” e “Flores”.

 

Ficha Técnica

Elenco: Bruno Baroni e Thaisa Damous

Participação especial: Camila Vaz

Texto: Bruno Baroni e Thaisa Damous

Direção: Camila Vaz e Thaisa Damous

Produção: Ika Tronco

Figurino: Grazi Bastos

Iluminação: Vini Soares

Cenografia: Danilo Diniz

Assessoria de Imprensa: Angelina Colicchio e Diogo Locci – Pevi 56

Realização: Projéteis

 

Serviço
Eu Também Sou Médico

Teatro UOL (Av. Higienópolis, 618 – Consolação)
Até 29 de julho, terças-feiras, 20h
Ingressos: Entre R$45 e R$120. À venda pelo site do Teatro Uol
Classificação: 14 anos
Duração: 90 minutos

Continuar Lendo

Cultura

PERSONAGENS DA PATRULHA CANINA DESEMBARCAM NO SUPERSHOPPING OSASCO PARA MUITA DIVERSÃO EM FAMÍLIA

Publicado

em

Encontros com os personagens e a atração Pirate Pups garantem a diversão das famílias em julho e agosto

 

Osasco, junho de 2025 – O SuperShopping Osasco, administrado pela Alqia, preparou uma programação especial para as férias: o encontro com os personagens da Patrulha Canina!  A cada domingo, uma dupla diferente desembarca no shopping para animar as crianças.

 

“As atrações infantis fazem parte do nosso compromisso em oferecer experiências completas para as famílias. Queremos que o SuperShopping Osasco continue sendo a melhor escolha de passeio na região, com entretenimento de qualidade, conforto e um ambiente acolhedor para todas as idades”, afirma Karina Aono, coordenadora de Marketing do SuperShopping Osasco.

Confira a escala dos patrulheiros:

 

Julho

 

13/07 (domingo): Chase e Skye entram em ação!

27/07 (domingo): É a vez de Marshall e Skye salvarem o dia!

 

Agosto

 

03/08 (domingo): Chase e Skye retornam para mais aventuras!

17/08 (domingo): Marshall e Skye fazem a alegria da garotada!

24/08 (domingo): Chase e Skye voltam para o último encontro!

 

Os encontros acontecem no 2º Piso, próximo à Vivava, em sessões de 30 minutos, distribuídas em quatro horários por domingo. O evento é gratuito, mas com vagas limitadas: as inscrições abrem três dias antes de cada data, em site específico, e é preciso chegar com até dez minutos de antecedência para o check-in. Crianças com deficiência têm prioridade no atendimento.

 

Além dos encontros, a criançada pode se divertir na atração Pirate Pups, no 1º Piso, em frente à entrada principal, com mar de bolinhas, submarino encantado, navio pirata inflável e baú do tesouro com caça-palavras. A atração é indicada para crianças de até 12 anos, com diferentes opções de ingresso.

 

As férias estão garantidas com muita aventura, imaginação e encontros inesquecíveis com os personagens favoritos da Patrulha Canina – cada domingo, uma surpresa diferente!

 

 

 

Sobre o SuperShopping Osasco

Administrado pela Alqia, uma das principais administradoras de shopping centers do país, o SuperShopping Osasco reúne as melhores opções de lazer, compras e serviços em um ambiente reconhecido pelo conforto, sofisticação e tranquilidade. Com três andares distribuídos em 17 mil m2 de ABL, o empreendimento abriga mais de 150 operações, com 10 âncoras e megalojas, além de grandes marcas do varejo e de negócios locais. O shopping center conta ainda com cerca de 40 opções gastronômicas para todos os paladares e sete salas Kinoplex de última geração de cinema, com a melhor tecnologia digital em som e imagem. O SuperShopping é a porta de entrada das melhores marcas na região, sendo o endereço dos primeiros Coco Bambu, Pecorino, KFC, Mania de Churrasco, Starbucks, Popeyes e Daiso Japan da cidade, por exemplo. Localizado no complexo Power Center Osasco, que recebe 2 milhões de pessoas por mês, o empreendimento é mais do que um centro de compras e lazer, é um equipamento social que já

Continuar Lendo

Cultura

Após novos casos de Gripe Aviária, Infectologista destaca a importância da vigilância ativa em ambientes urbanos.

Publicado

em

São Paulo teve casos confirmados no Parque Ibirapuera, na Zona Sul da cidade.

Foto: Divulgação SAA – Secretaria de Agricultura e Abastecimento.

 

No último final de semana, o Governo de São Paulo confirmou novos casos de gripe aviária, em três aves silvestres no Parque Ibirapuera, na Zona Sul da cidade de São Paulo. De acordo com o portal G1, a gestão estadual afirma que não registrou nenhum caso da doença em humanos.

 

“Não há motivo para alarme imediato, a gripe aviária não se transmite de forma eficiente entre humanos e os casos em aves, por si só, não representam risco direto à população geral. No entanto, subestimar a presença do vírus seria um erro. Precisamos acompanhar com atenção, testar sempre que houver suspeita e reforçar barreiras de contato.”, explicou o médico infectologista Dr. Klinger Soares Faíco Filho.

 

Segundo a Defesa Agropecuária da Secretaria de Agricultura e Abastecimento (SAA), os casos foram encontrados em três aves silvestres, uma espécie de marreco. A gestão do governador Tarcísio de Freitas afirmou que as aves não residem no parque, por isso não existe a necessidade de fechamento do local.

 

“Esse episódio reforça a importância da vigilância ativa em ambientes urbanos e periurbanos. A gripe aviária não é apenas um problema de granjas ou de zonas rurais. O vírus circula entre aves migratórias e silvestres, e sua detecção precoce é o que impede que se estabeleçam cadeias de transmissão com impacto mais amplo.”, comenta o médico infectologista.

 

O médico infectologista Dr. Klinger Soares Faíco Filho, professor da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), alerta também para os riscos associados à gripe aviária:

 

“A detecção do vírus da Influenza Aviária de Alta Patogenicidade (IAAP) em aves silvestres no ambiente urbano de São Paulo é epidemiologicamente significativa. Embora a transmissão para humanos ainda seja rara e dependa de exposições muito específicas, esse tipo de evento exige uma resposta coordenada entre vigilância ambiental, saúde humana e saúde animal.”, finalizou o infectologista.

Foto: Dr. Klinger Faíco, médico infectologista / Divulgação.

Dr. Klinger Faíco é médico infectologista com título de especialista pela Sociedade Brasileira de Infectologia. Doutor em Infectologia pela UNIFESP e MBA em Gestão em Saúde, atua com foco no diagnóstico e tratamento de doenças infecciosas, incluindo HIV, hepatites virais e IST’s. Além disso, o infectologista é CEO do InfectoCast, e professor universitário, fundador e consultor em controle de infecção hospitalar na Consultoria IRAS.

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.