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Autores do lançamento Núcleo de Dramaturgia participarão do Clube Literário Virtual SESI-SP

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Clube Literário SESI-SP terá participação dos autores do livro Núcleo de Dramaturgia em bate-papo online nesta quarta-feira

A live terá transmissão ao vivo pelo canal do YouTube do SESI-SP. Obra publicada pela SESI-SP Editora está disponível para download gratuito

São Paulo, julho de 2021 – Nesta quarta-feira, dia 28 de julho, a partir das 19h30, os autores do livro Núcleo de Dramaturgia SESI-SP 11ª Turma, lançamento da SESI-SP Editora, participarão do Clube Literário Virtual SESI-SP. O encontro, gratuito, será transmitido ao vivo pelo no canal do YouTube SESI-SP (https://www.youtube.com/watch?v=N3lhlOgMwC8)  e o público poderá interagir e participar do bate-papo com os autores por meio do chat.

A obra conta com 12 textos inéditos para teatro feitos pelos autores formados pelo Núcleo em 2019, sob a coordenação da jornalista e dramaturga Marici Salomão e assistência do diretor e ator César Baptista. Cada um dos textos aborda, a sua maneira, temas cada vez mais urgentes no mundo contemporâneo. A obra, no formato ePub, já está disponível para download gratuito no portal de Cultura do SESI-SP (sesisp.org.br/cultura/nucleo-de-dramaturgia).

NOVOS TALENTOS

Integram esta obra os autores com os seus respectivos textos: Sofia Fransolin, com A louva-a-DeusCarina Murias, com ArraianosDrica Czech, com cabra-cegaLucas Vitorino, com CADENTEDaniel Veiga, com CAMILOGuto Portugal, com  DesnaturadosLucas Moura, com GANGA ZUMBAArthur Murtinho, com NecrovisageFernanda Rocha, com ProdutosCarla Zanini, com RAIVA – Nós temos um cão que mordeBruna Menezes, com Rastros de uma desmemória; e, encerrando a obra, Camilla Rollemberg, com Stories.

Os temas apresentados pelos autores revelam a necessidade de abordagem de assuntos sobre pertencimento e pluralidade de ideias, de sentimentos, de experiências, de acolhimento e vivências que compõem o dia a dia.

Voltado para a descoberta de novos talentos nacionais, o Núcleo de Dramaturgia SESI-SP atua na formação artística e na promoção de eventos culturais voltados para os mais diversos públicos, como pesquisadores, estudantes, artistas, formadores de opinião, educadores e interesse geral há mais de 10 anos.

 

DIFUSÃO LITERÁRIA

O projeto Clube Literário tem como intuito fomentar o hábito da leitura oferecendo ao público do SESI-SP e do Centro Cultural Fiesp – um dos grandes centros culturais da Avenida Paulista, em São Paulo -, a oportunidade de acesso a mais uma modalidade de atividade literária, cuja organização e acompanhamento se dá pela equipe de Difusão Literária do SESI-SP.

A SESI-SP Editora, por sua vez, tem como ação principal organizar conhecimento nas áreas de cultura, educação, esporte, nutrição e saúde, cumprindo sua missão de apoiar a Entidade em seus mais diversos campos de atuação. Com mais de mil títulos em seu catálogo, em diferentes formatos (e-booksaudiobooks e impressos), tornou-se referência na edição de livros educacionais, infantojuvenis, de alimentação, de HQs nacionais e europeias, e de obras de interesse geral.

 

SERVIÇO

Clube Literário SESI-SP – Núcleo de Dramaturgia Sesi 11ª Turma

BATE-PAPO VIRTUAL:

Data: 28 de julho de 2021

Horário: 19h30

Transmissão: Ao vivo e aberta ao público pelo YouTube SESI-SP

Link para acesso: https://www.youtube.com/watch?v=N3lhlOgMwC8

Online e gratuito.

 

FICHA TÉCNICA:

Livro: Núcleo de Dramaturgia SESI 11ª Turma

Vários autores

SESI-SP Editora

ISBN: 978-65-5938-000-8

Páginas: 608

Lançamento: 2021

 

DONWLOAD GRATUITO:

Portal SESI-SP Cultura (sesisp.org.br/cultura/nucleo-de-dramaturgia) ou por meio do link: sesisp.org.br/EpubDramaturgia11.

Formato: ePub

 

SOBRE OS AUTORES:

Arthur Murtinho é dramaturgo e músico, graduando em produção multimídia pela Faculdade Belas Artes. Integrou o Núcleo de Dramaturgia da Escola Livre de Teatro, entre 2018 e 2019, sob a orientação de Dione Carlos e, em 2019, ingressou no Núcleo de Dramaturgia SESI/British Council, orientado por Marici Salomão. É autor dos textos Ecolalia e Perjúrio – apresentados na Mostra de Dramaturgia ELT do SESC Ipiranga em 2018 e 2019, respectivamente – e Necrovisage – encenado por Aysha Nascimento no Portas Abertas do SESI/British Council, em 2019; e com publicação prevista para junho de 2021. Como músico assina a direção musical da performance duracional ophelia is a-live, de Rúbia Vaz, apresentada nos meses de agosto e setembro de 2020 e na programação Terça Aberta da Cia. Fragmento de Dança.

Bruna Menezes estudou letras na Universidade de São Paulo e dramaturgia na SP Escola de Teatro. Atuou como assistente de dramaturgismo nas peças: O filho e Enquanto ela dormia do Teatro da Vertigem. Como dramaturgista atuou nas peças: Estudo sobre o masculino: primeiro movimento e no projeto Chroma Key realizado no Sesc Paulista, e atuou como dramaturga no Projeto Espetáculo na Fábrica de Cultura da Vila Nova Cachoeirinha. Autora das peças: PesoInundação e Rastros de uma desmemória.

Camilla Rollemberg é formada em direito pela USP, assistente jurídico no Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, atriz e dramaturga. Autora das peças StoriesO complexo de Lia e Sem Rede, mantém o blog www.diarioliterariodeviagem.blogspot.com.br, com leituras dramáticas dos episódios em seu canal pessoal de Instagram @camillarollemberg.

Carina Murias é graduada em artes cênicas e atualmente pós-graduanda em roteiro para audiovisual pela FAAP. Se formou em dramaturgia pela SP Escola de Teatro, cursou o Núcleo de Dramaturgia pela Escola Livre de Teatro e a 11ª turma do Núcleo de Dramaturgia do SESI. Desde 2016, é integrante do Núcleo de Experimentos em Dramaturgia (NED), atuante na Região do ABC, que desenvolve pesquisas convergentes entre dramaturgias contemporâneas e feminismo. Atualmente, é uma das organizadoras do Festival Mulheres da Cena – Dramaturgias Embrionárias, e desenvolve o projeto de criação e publicação dramatúrgica aprovado pelo ProAC, A primavera está chegando, que trata sobre violência política contra mulheres.

Carla Zanini nasceu em Franca (SP), é a triz e dramaturga formada pela Escola de Arte Dramática (EAD/USP) e bacharel em artes cênicas pelo Departamento de Artes Cênicas da Universidade de São Paulo (CAC/ECA/USP). Também concluiu o curso roteiro para série de TV pela Academia Internacional de Cinema (AIC) e cursou a 11ª turma do Núcleo de Dramaturgia do SESI.

Daniel Veiga é dramaturgo, ator e roteirista. Entre 2019 e 2020, foi docente no curso de Dramaturgia da SP Escola de Teatro, onde se formou em 2016. Também passou pelos Núcleos de Dramaturgia da ELT em Santo André e do SESI em São Paulo. Migrando para o audiovisual, em 2020 escreveu o roteiro para a Ocupação Lima Duarte pelo Itaú Cultural. Está desenvolvendo sua série Tormenta e seu longa Terra de sangue recebeu o Prêmio Novos Roteiros das Organização Ibero-Americanas. Como ator, ganhou o Kikito (Festival de Cinema de Gramado) e o Araibu (Festival de Cinema do Vale do Jaguaribe) pelo curta Você tem olhos tristes de Diogo Leite. No teatro, dirigiu entre 2009 e 2016 e seu texto Da mais bela que tive ganhou menção honrosa no Prêmio Cidade de Belo Horizonte em 2013.

Drica Czech é atriz, diretora, roteirista, dramaturga e jornalista, com formação pela Faculdade Cásper Líbero, Indac, SP Escola de Teatro, Escola Livre de Teatro e SESI. Dirigiu, roteirizou e atuou em curtas-metragens como Casa (2020), selecionado para os festivais Vertical Movie (Roma), VertiFilm (Praga), Cabíria Festival (São Paulo), Mostra Cinemulti (Itacaré), onde levou o prêmio do público, e Unified Filmmakers Festival (Munique), no qual concorre ao prêmio de melhor filme LGBT+; Fora de Época (2020), selecionado para Mix Brasil, 24ª Mostra de Cinema de Tiradentes, Recifest, 6º DIGO Festival e 31º Inside Out Toronto; e 62 segundos (2020), microfilme vencedor do DepicT Brasil, promovido pelo Cultura Inglesa Festival. No teatro, atuou em peças como Fissura (2019), direção de Maria Amélia Farah, da Cia. Hiato, e O espectador condenado à morte (2017), texto de Matéi Visniec com direção de Thiago Ledier para a Companhia Teatro da Dispersão, da qual é co-fundadora. Em 2020 e 2021, realizou solos autorais nos espetáculos online Polaroides secretas, direção de Renato Andrade, e Fracasso festival, direção de Ronaldo Serruya e Fabiano Dadado de Freitas.

Fernanda Rocha é dramaturga, roteirista e pesquisadora. Formada em cinema, atualmente está no doutorado na ECA (USP). Premiada no IX Concurso Jovens Dramaturgos do SESC, com o texto Amor ou um monstro e uma das selecionadas para ao Festival de Peças de um minuto dos Parlapatões com o texto Bem triste, amoreco. Teve peças curtas montadas dentro do projeto Terça em cena no bar teatro Cemitério de automóveis e dentro do experimento Arcos dramatúrgicos no Teatro dos Arcos. Colaborou com a dramaturgia coletiva e experimental do projeto Rádio Convescote da Cia. A digna.

Guto Portugal é roteirista e dramaturgo. Criador da série Cienfuegos (WarnerMedia). Fez parte da 11º turma do Núcleo de Dramaturgia do SESI e realizou o Intensive Directing na Yale University, em New Haven. Foi assistente de direção de Joe Cacaci na montagem da peça Some Old Black Man, em Nova Iorque. Em São Paulo, teve três textos teatrais encenados: Há de ter fimCinza névoa e Pássaro molotov. Também escreveu o roteiro do curta E se fossem crianças?, dirigido por André Gustavo, da O2 filmes.

Lucas Vitorino é formado em licenciatura arte-teatro pela Universidade Estadual Paulista -Unesp. Diretor, dramaturgo, ator e arte-educador. Integrante-fundador do Grupo Pandora de Teatro. Formado pelo curso de direção teatral da SP Escola de Teatro e pelo curso técnico ator Senac. Participou da 11ª turma do Núcleo de Dramaturgia do SESI. Atualmente, é aluno do curso de mestrado no programa de pós-graduação em artes da Unesp, na linha de pesquisa – estética e poéticas cênicas.

Sofia Fransolin nasceu em Campinas (SP), de onde nunca saiu. Atriz de formação começou a escrever poemas na infância e, na graduação, passou a se aventurar também pelo universo da dramaturgia, área na qual trabalha atualmente.  Adentrou o núcleo de dramaturgia SESI-SP em 2019 onde desenvolveu a peça A louva-a-Deus. Atualmente, é mestranda na Universidade Estadual de Campinas, onde estuda a relação entre a dramaturgia contemporânea e violência de gênero.

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Raphaella Souza, nova promessa da música, apresenta o show Jazz Sessions, no Centro da Música Carioca Artur da Távola, no dia 15 de maio.

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A cantora homenageia nomes como Amy Winehouse, Liniker, Djavan e Sade, entre outros, na Quarta Acústica

 

Raphaella Souza apresenta o show Rapha’s Jazz Sessions, no próximo dia 15 de maio, na Quarta Acústica do Centro da Música Carioca Artur da Távola, com repertório que traz nomes como George Benson, Roberta Flack, Liniker, Djavan, Maria Rita, entre outros artistas e bandas de grande relevância no gênero musical, tendo como ponto alto um Tributo às Divas Amy Winehouse e Sade, além de uma homenagem à inesquecível Rita Lee.

Na companhia de músicos competentes, essa cantora carioca vem, ao longo de cinco anos de trajetória, apresentando esse espetáculo, que já passou por grandes festivais musicais no Rio de Janeiro, além de renomadas casas de espetáculo em São Paulo. No dia 15 estará acompanhada do violonista Gustavo Moraes e de Alexandre Fon na percussão.

Raphaella Souza, nova promessa da música, é uma cantora multifacetada, dona de uma voz poderosa e incomparável presença de palco. Sua arte divide-se nas Rock Sessions, onde canta sucessos dos anos 80, 90 e 2000, e nas Jazz Sessions, com repertório de artistas e bandas de grande importância no gênero musical. A produção é de Paula Ramagem.

O Show Rapha’s Jazz Sessions acontece às 19h e os ingressos podem ser adquiridos no local ou pelo link online. O Centro da Música Carioca fica na Rua Conde de Bonfim, 824 – Tijuca, RJ. Livre para todas as idades e um programa que vai agradar a todos.


Instagram: https://www.instagram.com/raphaellasouza.oficial/
Instagram: https://www.instagram.com/paulasoaresramagem/

 

Ingressos: R$ 20,00
As vendas dos ingressos serão de forma online e presencial.
Link das vendas online https://riocultura.eleventickets.com/#!/apresentacao/8e9cd9a4deb6f2fdb799c972f728d23391b41476
A bilheteria física funciona de quarta a sexta de 14h às 19h, sábado de 14h às 18h e no domingo de 10h às 17h com as formas de pagamento em débito, crédito e dinheiro.

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Raphaella Souza Rock Sessions é uma das atrações musicais do 7º Beer Beach Burger, evento do calendário de Macaé/RJ, no próximo dia 13 (sábado).

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Raphaella Souza Rock Sessions é uma das atrações musicais do 7º Beer Beach Burger, evento do calendário de eventos de Macaé, RJ, no próximo dia 13 (sábado), às 19h, apresentando sucessos nacionais e internacionais dos anos 80, 90 e 2000.

O 7ª Beer Beach Burger, que acontece de quinta-feira a domingo, na orla da Praia dos Cavaleiros, é uma realização do Polo Gastronômico de Macaé, com o apoio da Prefeitura. Os horários de funcionamento são: quinta-feira (11) e sexta-feira (12) a partir das 18h, sábado (13) às 16h, e domingo (14) às 12h. Serão 27 estandes distribuídos por três quarteirões, a partir da rua Lindolfo Color.

O evento contará com cervejas artesanais, vinhos e hambúrgueres a preço único, além de quatro hambúrgueres doces. A programação inclui shows todos os dias. Dezenove receitas foram criadas especialmente para o festival, e os organizadores esperam vender de 10 a 20 mil litros de cerveja e 60 mil hambúrgueres nesta edição.


O mestre cervejeiro Cláudio Coelho Ramos enfatiza que o Beer Beach Burger é uma grande oportunidade para as cervejarias locais mostrarem seu trabalho e para a cidade se posicionar como destino turístico de lazer, destacando suas belezas naturais e gastronomia de qualidade.


Sobre o Rock Sessions

Raphaella Souza é uma cantora multifacetada, dona de uma voz poderosa e incomparável presença de palco. Ao longo de oito anos, o Rock Sessions é uma mistura de estilos musicais dentro do pop rock, MPB e rock nacional, que marcaram os anos 80, 90 e 2000, podendo ser apresentado de duas formas – acústico (voz, violão e percussão) e banda (voz, guitarra, baixo e bateria). No repertório, sucessos do Inxs, The Cure, Tears For Fears, Simple Minds, entre outros.

Instagram: @raphaellasouza.oficial

Foto: Alexandre Pinheiro

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Madonna em Copacabana: A importância de grandes eventos para as capitais brasileiras

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Fonte: Isabella Perrotta, professora do Mestrado Profissional em Economia Criativa, Estratégia e Inovação da ESPM Rio.

Além dos fãs da cantora Madonna, a cidade carioca, empresas e setores de turismo também demonstram entusiasmo com o mega evento que acontece em 4 de maio, na praia de Copacabana.

De acordo com o HotéisRIO (Sindicato de Hotéis e Meios de Hospedagens do Município do Rio de Janeiro), a perspectiva é de 100% de ocupação nos hotéis do bairro no dia do show, com viajantes principalmente dos estados de São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo, e dos vizinhos Argentina e Chile. Mas, além de questões econômicas, qual é a importância de grandes eventos como esse para as cidades que os recebem?

A professora do Mestrado Profissional em Economia Criativa, Estratégia e Inovação da ESPM Rio, Isabella Perrotta, afirma que uma agenda de eventos consistente, com atrações de peso como a Madonna, é importante para reduzir a sazonalidade do destino turístico construído em função de outras questões. “Ela gera desenvolvimento da boa imagem da cidade, apoio à cultura de forma ampla, criação de empregos e rendimentos, difusão dos fluxos turísticos da região, e fortalece uma série de objetivos políticos que incluem a coesão social”, diz.

A especialista da ESPM também comenta que estes eventos movimentam todo o ecossistema de negócios locais que incluem hospedagem, traslados, alimentação e a compra de outros serviços. “Tudo fica cada vez mais facilitado, e conectado, pelas plataformas digitais interativas que facilitam a avaliação, compra e acesso aos serviços, proporcionando aos turistas programações bastante personalizadas para além daquilo que motivou inicialmente sua viagem”, finaliza Perrotta.

 

Isabella Perrotta é designer, historiadora e professora do Mestrado Profissional em Economia Criativa, Estratégia e Inovação da ESPM Rio. É especialista em Turismo e Representação do Rio de Janeiro.

 

Sobre a ESPM

A ESPM é uma escola de negócios inovadora, referência brasileira no ensino superior nas áreas de Comunicação, Marketing, Consumo, Administração, Economia Criativa e Tecnologia. Seus 12 600 alunos dos cursos de graduação e de pós-graduação e mais de 1 100 funcionários estão distribuídos em cinco campi – dois em São Paulo, um no Rio de Janeiro, um em Porto Alegre e um em Florianópolis. O lifelong learning, aprendizagem ao longo da vida profissional, o ensino de excelência e o foco no mercado são as bases da ESPM.

 

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