Conecte-se conosco

Boas notícias

Artista italiano Umberto Nigi abre a exposição “Poéticas do Espaço” no Centro Cultural Correios RJ

Publicado

em

Obras utilizam a juta oriunda dos sacos de café do Brasil e que mexem com o imaginário do público

artista plástico italiano Umberto Nigi abre a exposição “Poéticas do Espaço”, no Centro Cultural Correios RJ, onde apresenta 42 telas, 11 esculturas de madeira reciclada e 9 cartas Fabriano, todos os trabalhos em técnicas mistas e acrílicas com colagens de telas de juta, caracterizadas por cores fortes, que misturam pretos, marrons, tons terrosos, vermelhos, amarelos, laranjas, azuis e verdes, provocando explosões visuais de efeito único. A dramaticidade que impõe às peças induz o visitante a dar sua própria interpretação e um novo significado a cada obra.

A juta, que confere uma forma particular às telas, foi descoberta pelo artista em Roma, quando viu sacos de café de 15 kg, com os dizeres ‘Café do Brasil’. Pensando no caminho que aqueles sacos percorreram até aquele local, e surpreso por descobrir que seriam jogados no lixo, Umberto Nigi decidiu dar outro destino ao material, usando a juta em suas telas, pois seus relevos e texturas davam a impressão de estar realizando uma escultura.

As suas inúmeras viagens pelo mundo, as tradições da sua terra natal e a diversidade do Brasil contribuíram para a identidade que o artista imprime nas suas obras, agora à disposição do público até 24 de outubro. A exposição foi realizada pelo Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro, com curadoria de Edson Cardoso (Ava Galleria) e Cota Azevedo, com apoio comercial de Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez (Tartaglia Arte).

Sobre Umberto Nigi

Umberto Nigi nasceu na Toscana, Itália. Ainda criança mudou-se com a família para Livorno, berço do pintor Modigliani e do compositor Pietro Mascagni, onde começou a se interessar por pintura, passando a frequentar o ateliê de artistas locais. Em 1964 foi à Paris pela primeira vez, atraído pela pintura impressionista, e se encantou pelas obras de Vincent Van Gogh. Visita o Brasil pela primeira vez em 1998. Em 2002 mudou-se para Belo Horizonte, onde reside até hoje. Nesse ínterim, esteve em Nova Iorque, Turim, Milão, Florença, Egito, África do Sul e na antiga Iugoslávia, onde participou de várias exposições, sendo considerado um cidadão do mundo. Todas essas experiências influenciaram na diversidade e cores de seus trabalhos.

Serviço

Título: Poéticas do Espaço

Artista: Umberto Nigi

Local: Centro Cultural Correios RJ – Rua Visconde de Itaboraí, 20 – Centro – RJ

Data: 10 de setembro a 24 de outubro de 2021

Dias e horários: terça a sábado, das 12h às 19h

Censura Livre

Entrada gratuita

Lotação sujeita às regras de distanciamento e saúde da OMS. Uso de máscara obrigatório.

Acessibilidade.

Realização: Instituto Italiano de Cultura do Rio de Janeiro

Curadoria: Edson Cardoso e Cota Azevedo

Suporte: Riccardo Tartaglia e Regina Nobrez (responsáveis pela venda das obras – tartagliaarte.org)

Assessoria de Imprensa: Paula Ramagem @_paula_r_soares

Apoio: AVA Galleria, Arte Vida Arte, Alavancart, Consolato Generale d’Italia-Rio de Janeiro, Tartaglia Arte, Free Ports, Centro Cultural Correios, Ministério das Comunicações, Pátria Amada Brasil

Instagram: @umbertonigi_arte  @cardosoedson_ava @cotaazevedo @tartagliaarte 

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Boas notícias

Psico-oncologista titulada pela SBPO Vanessa Jaccoud faz palestra “Da Prevenção ao Câncer de Mama aos Cuidados Pós Intervenções”

Publicado

em

Autora do livro “Transgeneridade: um caso de transcendência” fala pelo viés da saúde mental

A psicóloga Vanessa Jaccoud faz a palestra “Da prevenção ao câncer de mama aos cuidados pós intervenções” , dentro do Simpósio Outubro Rosa, com foco na saúde mental, no dia 21 de outubro, das 9h às 11h30, no Centro Médico Barrashopping.

Independente do mês , é sempre importante falar sobre câncer de mama, da prevenção até a cura, e os cuidados com a saúde mental, pois, segundo o INCA, há uma estimativa de mais de 66 mil casos novos entre 2020 e 2022.
Desde a descoberta, o acompanhamento psicológico é importante para trabalhar o impacto emocional, já que o câncer pode provocar uma ruptura com o próprio corpo, baixa autoestima, medo de rejeição, comprometimento dos relacionamentos, questionamento sobre a vida após a doença, além do medo da morte. O psicólogo vai cuidar da reestruturação e meios para enfrentar o estigma da doença e todo o seu tratamento. Como psicóloga clínica e psico-oncologista, a Dra. Vanessa Jaccoud tem muito a falar.

Em dezembro, Vanessa Jaccoud lança o primeiro livro da Coleção de Casos Clínicos, “Transgeneridade: um caso de transcendência”, pela Editora Cartola, onde trata de forma educativa e humanizada, da transgeneridade. A renda do livro será revertida para a Associação TRANquilaMENTE, fundada pela psicóloga para cuidados da saúde mental de indivíduos transgêneros, com atendimento psicológico, capacitação, cursos, apoio familiar, entre outras atividades, com valor social, no Recreio, RJ. Além do livro, lança a cartilha “Vamos Falar Sobre Transgeneridade?”. ambos de forma impressa e e-book.

O simpósio é voltado para assistentes sociais, educadores sociais e profissionais de diversas áreas que trabalham para a conscientização e prevenção do câncer de mama.

Sobre a Drª Vanessa Jaccoud

Psico-Oncologista pela FCMMG – Faculdade de Ciências Médicas de Minas Gerais;
Membro Titulada pela SBPO – Sociedade Brasileira de Psico-Oncologia;
Especialista em Psicossomática pela FCMSCSP-Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo; Membro da ABMP-SP- Associação Brasileira de Medicina Psicossomática;
Psicóloga Clínica;
Membro certificada da WPATH- World Professional Association for Transgender Health;
Certificação em Excelência Avançada em Saúde para Transgêneros por Harvard Medical School;
Certificação em Traumas Complexos pela Harvard Medical School;
Certificação em Primeiros Socorros Psicológicos pela Johns Hopkins University;
Certificação em Dor Crônica pela University of Minnesota;
Introdução à Neurologia Clínica pela University of California, San Francisco.
Atua também nas áreas de Psiconeuroendocrinoimunologia e Psicofarmacogenética.
Autora da cartilha: Vamos falar sobre Transgeneridade?;
Palestrante e Idealizadora do projeto TRANquilaMENTE.

Instagram: @dravanessajaccoud @associacaotranquilamente

Continuar Lendo

Boas notícias

Reconstrução mamária e mitos da cirurgia

Publicado

em

A maioria dos pacientes com câncer tem indicação para reconstrução de mama!

Cirurgião plástico Dr. Diogo Coelho explica os diferentes tratamentos pós cirurgia ou quimioterapia

 

Olhar no espelho após a mastectomia (a remoção cirúrgica parcial ou total da mama) nem sempre é fácil, infelizmente. Além de todos os sintomas e efeitos colaterais do pós-operatório e terapias complementares como queda de cabelo e enjoos, a paciente oncológica ainda tem que lidar com o estresse e angustia de ter vivenciado essa situação e com sua autoestima, que fica abalada sem dúvida.

 

Mas a grande maioria das mulheres que passa pelo procedimento tem indicação para a reconstrução mamaria, sabia? Essa decisão deve ser conversada com o médico e cada paciente precisa ser avaliada para saber qual será a melhor técnica para seu caso.

 

Dr. Diogo Coelho aproveita o Outubro Rosa para explicar melhor os diferentes tipos de cirurgia após o diagnóstico de câncer. O médico tem especialização e vasta experiência clínica no Hospital Pérola Byington de São Paulo, em Cirurgia Reconstrutora da Mama.

 

Vale destacar que reconstrução mamária envolve a força tarefa de vários especialistas que vão trabalhar em conjunto para a reabilitação integral da mulher. Como prioridade também, informá-la sobre riscos e sequelas de cada procedimento. A conversa começa desde o acompanhamento do diagnóstico pelo oncologista, a retirada do tumor (que feita pelo mastologista), em seguida a reconstrução mamária por um cirurgião plástico.

 

Segundo a Sociedade Brasileira de Mastologia (SBM), cerca de 70% das pacientes oncológicas precisam recorrer a mastectomia. Diante desse cenário e dos números alarmantes de novos casos todos os anos, a decisão da técnica escolhida dependerá, primeiramente, do estágio no qual a doença se encontra.

 

 

“A minha meta diria é cuidar da autoestima da mulher. Com os avanços da medicina nesta área, é possível apresentar alternativas efetivas para que a paciente tenha qualidade de vida física e emocional. Dessa forma, a reconstrução mamária pode ser realizada com diferentes técnicas, por exemplo, com os expansores de tecido, que estão sendo cada vez mais utilizados. Já os implantes de próteses também podem ser colocados no mesmo dia da cirurgia, dependendo do caso”, explica Dr. Diogo.

 

 

Outra técnica que o cirurgião plástico utiliza são os retalhos de pele de músculo que podem vir do abdômen, das costas ou até mesmo do glúteo, para dar naturalidade para as mamas e sem muitos riscos pós- operatórios.

Continuar Lendo

Boas notícias

FAS Advogados apoia ONG que realiza mamografia de graça na Grande São Paulo

Publicado

em

Outubro Rosa: FAS Advogados apoia ONG que realiza mamografia de graça na Grande São Paulo em campanha de conscientização ao câncer de mama

Realizada pela entidade Amigas Américas, com apoio do FAS Advogados, ação ocorrerá até o dia 07 de novembro em cinco localidades diferentes

São Paulo, Outubro de 2021 – Criado no início da década de 90, nos Estados Unidos, a campanha ‘Outubro Rosa’ visa conscientizar as mulheres sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce do câncer de mama. De acordo com o Instituto Nacional de Câncer, a estimativa de novos casos da doença no país é de aproximadamente 66 mil entre 2020 e 2022, e, para isso, a ONG Amigas Américas vai realizar a campanha ‘Mulheres Amigas’ neste mês de outubro no estado de São Paulo, que conta com a participação do escritório Focaccia, Amaral e Lamonica Sociedade de Advogados (FAS Advogados).

A campanha ‘Mulheres Amigas’ ocorrerá em quatro bairros da grande São Paulo, sendo destinada às mulheres com mais de 40 anos e que estejam em vulnerabilidade social. Caso atendam esses requisitos, será possível realizar o exame de mamografia gratuitamente, até o dia 07 de novembro, na carreta da ação, entre 8h e 18h. Além disso, as interessadas devem realizar um cadastro pelo site, levar documentos pessoais e, caso consigam, mostrar os exames de mamografia e ultrassons anteriores.

Cronograma da Unidade Móvel Mulheres Amigas:

01 a 09/10 – Guarulhos (Shopping Bonsucesso)

11 a 16/10 – Comunidades de Itaim Paulista

18 a 23/10 – Comunidades de Ferraz de Vasconcelos

25 a 31/10 – Comunidade de Paraisópolis

02 a 07/11 – Shopping Mauá Plaza

Ação Interna do FAS Advogados

Visando ampliar e fortalecer o Comitê de Mulheres, o FAS Advogados comunicou aos colaboradores que caso tenham interesse em ser voluntários para participarem da campanha de forma presencial, devem informar o escritório, que posteriormente comunicará à ONG responsável pela campanha.

Além disso, será informada aos colaboradores do escritório, a localidade e a data em que poderão estar presentes. Outra ação disponibilizada pela companhia é a realização de uma doação à Américas Amigas através do site (https://www.americasamigas.org.br/quero-doar#formDoar) do mesmo, pela opção ‘Quero Doar’, onde pode ser realizada via transferência bancária, cartão de crédito ou PayPal.

Agenda:

Campanha ‘Mulheres Amigas’ 

Quando: até 07 de novembro

Horário: entre 8h e 18h

Inscrição: https://www.americasamigas.org.br/mulheres-amigas-2021

Sobre o FAS Advogados

O FAS Advogados é um escritório de advocacia brasileiro, cuja filosofia é proporcionar aos clientes valor agregado aos seus negócios, atuando no ritmo que o mercado exige e entendendo as peculiaridades de cada segmento, com equipes dedicadas ao Direito Tributário, Societário/M&A, Direito Civil, Comunicação, Trabalho, Tecnologia, Bancário, Meios de Pagamento e Fintechs, entre outros.

Desde 2003, o FAS Advogados busca uma maneira moderna de atender seus clientes, oferecendo serviços jurídicos que possam impactar positivamente e estrategicamente seus negócios. Sua equipe é formada por profissionais altamente qualificados, focados na prestação de serviços jurídicos no mais alto nível e dentro de rígidos padrões éticos de conduta. A filosofia do escritório é estabelecer uma dinâmica de serviço que privilegie a atenção pessoal, alinhada com as formas mais contemporâneas de relações comerciais de sucesso.

Sobre a ONG Américas Amigas

Fundada em 2009, a ONG Américas Amigas trabalha pela redução da mortalidade por câncer de mama, por meio de doação de mamógrafos e promoção de capacitação/treinamento para profissionais da área da mamografia, além de campanhas de conscientização e informativas sobre a doença. Para mais informações, acesse: https://www.americasamigas.org.br/

 

Continuar Lendo

Destaque