Conecte-se conosco

Informação

Ana Botafogo e Instituto Bees of Love lançam livro

Publicado

em

 

Ana Botafogo e Instituto Bees of Love lançam livro com venda revertida para ação social
Obra escrita pelo pai da bailarina narra trajetória da filha nos palcos

O olhar carinhoso de um pai para a carreira vitoriosa da filha. O médico cirurgião Ernani Ernesto Fonseca acompanhou cada pirueta dos 45 anos de trajetória de Ana Botafogo nos palcos do Brasil e do mundo. Nesta condição de testemunha ocular de sua dedicação ao balé, ele reuniu um rico material no livro “Ana Botafogo: palco e vida”, que será lançado no dia 1º de setembro, numa tarde de autógrafos numa área aberta do Theatro Municipal do Rio de Janeiro. Nascido de uma parceria com o Instituto Bees of Love, a obra terá parte da venda destinada à reforma da Maternidade do Hospital Municipal Miguel Couto.

Baseada em recordações, registros da imprensa e numa minuciosa pesquisa do autor, que levou cerca de 15 anos, a publicação reconstrói momentos marcantes da vida pessoal e profissional da primeira bailarina, como o protagonismo em espetáculos clássicos, como “O lago dos cisnes”, “Giselle”, “Coppélia” e “O quebra-nozes”, entre muitos outros. A vivência de quatro décadas no Theatro, que Ana celebra este ano, está impressa em nada menos do que 908 páginas.

“Neste livro, proponho contar a história que ainda não foi contada e que, presumivelmente, jamais seria, pois, em grande parte, pertence ao acervo exclusivo de minhas recordações e de minha vivência. O que sei, o que vi, o que senti e o que muitas vezes deduzi da vida particular e artística de minha filha, durante os anos em que eu e sua mãe a acompanhamos quase dia a dia”, conta o pai-autor, no prefácio.

Com uma escrita impregnada de afeto, Ernani, aos 95 anos, traz à tona histórias que atestam a devoção de Ana à dança desde o primeiro tutu, que aparece numa foto já no começo do livro. O ponto de partida é o nascimento de sua primogênita, no dia 9 de julho de 1957, na Casa de Saúde São José – o pai confessa que torcia por um menino. Ele conta, por exemplo, que em seu primeiro espetáculo, na Academia Leda Iuqui, Ana Maria Botafogo Gonçalves Fonseca (hoje Ana Maria Botafogo Fonseca Marcozzi) teve o nome registrado no programa como Ana Maria Fonseca.

“Minha família sempre me apoiou muito na carreira. Meu pai é um entusiasta, e fez uma pesquisa enorme sobre tudo o que fiz. Não buscou informações só sobre mim, mas sobre tudo o que aconteceu de mais importante na dança no Rio, no Brasil e no Theatro Municipal. O livro tem cada gota do meu suor, e o apoio do Bees of Love foi fundamental para viabilizá-lo. As ações do Instituto são muito bonitas e relevantes, e têm tudo a ver com um propósito meu de carreira, que é de levar cultura a quem não teria acesso a ela”, diz Ana.

A profissão de Ernani, médico, influenciou na escolha do projeto que será beneficiado pela venda do livro. O Instituto Bees of Love, que atua em várias frentes sociais, optou por destinar o recurso para reformar uma das mais importantes maternidades do Rio de Janeiro, que atende cerca de 200 mulheres por mês, moradoras de comunidades como Rocinha, Vidigal e Rio das Pedras, e precisa modernizar as instalações.

“Ana é uma grande parceira do Bees of Love, por ter o mesmo desejo que nós de mudar a realidade de quem mais precisa. Reformando a Maternidade do Miguel Couto, podemos propiciar dignidade, conforto e cidadania a milhares de mulheres no momento mais bonito de suas vidas”, diz Georgia Buffara, fundadora e presidente do Bees of Love.

O Instituto já tem uma história de parceria com Ana Botafogo. Uma das ações que fizeram juntos foi uma gala solidária no Theatro Municipal, em dezembro de 2019, a fim de levantar recursos para a reforma da cortina da boca de cena do palco.

 

Sobre o Instituto Bees of Love

O Bees of Love é uma entidade privada, que promove ações solidárias em auxílio a pessoas em vulnerabilidade social e a instituições públicas. Fundado há dois anos por Georgia Buffara, foi batizado com este nome porque seu propósito é semear solidariedade e afeto, por meio da união de esforços de voluntários.

O Instituto não conta com financiamento público, apenas com a boa vontade de doadores, que hoje somam cerca de 200 pessoas. Já fez doações de alimentos, de cobertores e de equipamentos de proteção individual, e promoveu reformas de espaços de hospitais, como o Instituto Nacional de Cardiologia e o Hospital Municipal Jesus.

Na pandemia da Covid-19, distribuiu 70 toneladas de alimentos a pessoas que passavam fome por conta da perda de trabalho e renda. Na comunidade da Rocinha, entregou 5 mil cestas básicas a quase mil famílias, mapeadas com a ajuda de líderes locais.

Serviço: 

Lançamento do livro “Ana Botafogo: palco e vida”

Dia 1º de setembro

Às 16:00

Local: Salão Assyrio do Theatro Municipal do Rio de Janeiro

Praça Floriano s/número – Cinelândia

Entrada pela Avenida 13 de maio

 

 

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Informação

Poliana Rocha aposta na blefaroplastia para rejuvenescimento do olhar

Publicado

em

Cirurgiã plástica palpebral Dra. Erika Pires explica o que é o procedimento feito pela esposa do cantor Leonardo e destaca os benefícios para a estética e a saúde

A influenciadora e jornalista Poliana Rocha, esposa do cantor sertanejo Leonardo, revelou recentemente que se submeteu a uma blefaroplastia, procedimento cirúrgico feito nas pálpebras com o objetivo de remover excessos de pele e melhorar a aparência do olhar. A cirurgia foi realizada em 2024. Mas o que muita gente não sabe é que essa cirurgia vai além da estética: ela pode trazer benefícios também para a saúde ocular.

A blefaroplastia é indicada para pessoas que apresentam flacidez nas pálpebras superiores ou inferiores, bolsas de gordura ou mesmo queda da pele que prejudica o campo visual. “É uma cirurgia que traz rejuvenescimento, mas que também pode melhorar a visão, já que em alguns casos a pálpebra caída acaba atrapalhando o dia a dia”, explica a Dra. Erika Pires, Cirurgiã Plástica Palpebral, especialista no procedimento.

Nos últimos anos, a técnica evoluiu significativamente. Além da cirurgia convencional, já é possível realizar a blefaroplastia com tecnologia a laser, que promove cortes mais precisos, menor sangramento e recuperação mais rápida. “Hoje conseguimos resultados mais naturais, com um pós-operatório mais tranquilo. Em poucos dias, o paciente já retorna à sua rotina com maior conforto e autoestima elevada”, completa a médica.

A decisão de Poliana reacendeu o interesse do público pelo procedimento, especialmente entre mulheres a partir dos 40 anos que buscam soluções eficazes para os sinais do tempo. Mais do que vaidade, trata-se de bem-estar e qualidade de vida.

Dra. Erika Pires atende pacientes que desejam realizar a blefaroplastia tanto por motivos estéticos quanto funcionais. Para ela, o importante é entender o desejo e a necessidade de cada pessoa: “É um olhar atento à beleza natural, com responsabilidade médica e foco na saúde do paciente.”

Continuar Lendo

Informação

SUPERSHOPPING OSASCO TEM PROGRAMAÇÃO ESPECIAL NOS FERIADOS DE JUNHO

Publicado

em

O SuperShopping Osasco, empreendimento administrado pela Alqia, prepara uma programação completa para os feriados de 13 de junho, Dia de Santo Antônio, e 19 de junho, Corpus Christi, com opções que integram lazer, cuidado pessoal e diversão infantil. Entre os destaques estão as sessões do Kinoplex, que exibe a estreia de Elio e o sucesso Como Treinar o Seu Dragão, além dos serviços do Sóbrancelhas, ideal para quem busca praticidade no dia a dia. A criançada pode se divertir na YouPlay, brinquedoteca instalada dentro do shopping. Com experiências que atendem diferentes perfis e idades, o SuperShopping Osasco se consolida como o melhor passeio para as famílias da região. No feriado, o funcionamento das lojas será das 14h às 20h, da praça de alimentação das 11h às 22h e dos restaurantes das 11h às 23h.

 

 

Sobre o SuperShopping Osasco

Administrado pela Alqia, uma das principais administradoras de shopping centers do país, o SuperShopping Osasco reúne as melhores opções de lazer, compras e serviços em um ambiente reconhecido pelo conforto, sofisticação e tranquilidade. Com três andares distribuídos em 17 mil m2 de ABL, o empreendimento abriga mais de 150 operações, com 10 âncoras e megalojas, além de grandes marcas do varejo e de negócios locais. O shopping center conta ainda com cerca de 40 opções gastronômicas para todos os paladares e sete salas Kinoplex de última geração de cinema, com a melhor tecnologia digital em som e imagem. O SuperShopping é a porta de entrada das melhores marcas na região, sendo o endereço dos primeiros Coco Bambu, Pecorino, KFC, Mania de Churrasco, Starbucks, Popeyes e Daiso Japan da cidade, por exemplo. Localizado no complexo Power Center Osasco, que recebe 2 milhões de pessoas por mês, o empreendimento é mais do que um centro de compras e lazer, é um equipamento social que já beneficiou mais de 50 mil pessoas com as suas campanhas sociais, como doação de sangue, arrecadação de alimentos e roupas e ações direcionadas aos direitos de meninas e mulheres. Saiba mais em www.supershoppingosasco.com.br

Continuar Lendo

Informação

A Galeria Dobra & Artnova apresentam a exposição de artes visuais contemporânea, ‘Entre o Encontro e o Adeus – Amor Vincit Omnia’

Publicado

em

 

 

“É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã.
Porque, se você parar para pensar, na verdade não há.”
— Renato Russo

A mostra Omnia vincit Amor parte da máxima virgiliana, que inspirou Caravaggio, não como afirmação romântica, mas como hipótese: de que o amor vence tudo, porque é capaz de desestabilizar, dissolver e refazer todas as formas e narrativas que tentam contê-lo. Esta exposição nasce desse lugar de instabilidade. “Entre o Encontro e o Adeus” propõe uma travessia pelo amor que pulsa, o espaço suspenso entre o instante em que algo começa e o momento inevitável em que se desfaz.

Entre os artistas estão Andrea Penteado, Bruno Castaing, Carla Carvalhosa, Daniele Castaing, Emília de Gaia, Fátima Vollú, Jac Carrara, Katya Barros, Lívia Camacho, Marcelo Rezende, Mônika Moreira, Priscilla Ramos, Ricardo Garcia, Rosângela Gayu, Rose Aguiar e Sandra Gonçalves.

O amor, aparece aqui como força que move e fragmenta. Prazer, desejo, corpo em ebulição — mas também ausência e esvaziamento, e os trabalhos apresentados revelam essa ambivalência. O amor, forma, que nasce daquilo que falta, não do que se completa. Há um tempo que não é passado, nem futuro, nem presente — mas o tempo do entre. Esse intervalo, que atravessa toda a exposição, é construído como linguagem: pausas, silêncios, camadas que se sobrepõem sem se resolver.

A mostra também é sobre ausência, aquilo que a memória não consegue fixar. Restos de cartas, vídeos interrompidos, sons que se perdem — tudo aqui se organiza como um arquivo afetivo em estado de erosão. A saudade não aparece como lembrança precisa, mas como forma instável, aura em desaparecimento daquilo que já foi presença.
Entre a potência do encontro à delicadeza do adeus, o amor vence tudo, porque sua força está justamente em nos tornar vulneráveis.

E os artistas desta mostra convidam o espectador a caminhar por esse território de intensidade e pausa, de desejo e ruína, de presença e eco. Aceitar que cada instante de plenitude já carrega o seu desaparecimento, e ensina que a parte mais poderosa de nós é, literalmente, um vazio.


Serviço

ABERTURA: 14 de junho, Sábado das 14 às 19h

VISITAÇÃO: 14 a 17 de junho, com visitação às quartas, quintas e sextas, das 12h30 às 17h, e aos sábados, das 10h às 18h.

ASSESSORIA DE IMPRENSA: Paula Ramagem

LOCAL: Fábrica Bhering – 2º piso – R. Orestes, 28 – Santo Cristo – RJ

Instagram:
@galeriadobra @galeria.artnova

#artistasvisuais #exposicao #artecontemporanea #circuitobhering

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.