Conecte-se conosco

Ocimar TV mais

A arte de Diego Mendonça é reconhecida pela preocupação com a preservação ambiental e a conscientização dos direitos humanos.

Publicado

em

 

Diego Mendonça é um artista conceituado e premiado no exterior, cujas obras são conhecidas pela preocupação com a preservação ambiental e a conscientização dos direitos humanos. Seus trabalhos utilizam materiais de reuso, promovendo uma ressignificação que se transforma em arte. Como na coleção ‘Ressignificação’. Recentemente, uma delas está na parede do rancho de Bruno Gagliasso, feita em “uma madeira muito antiga”.

Ao mesmo tempo, empresta seus pincéis para dar voz à ancestralidade e à herança africana, tão presentes em nossa cultura, através de sua coleção que retrata crianças com roupas da realeza, mas com estampas africanas, cada uma delas representando um direito ou sentimento necessário ao desenvolvimento infantil.

Esse trabalho deu origem, em junho deste ano, à “Boneca de Estanho”, produzida no ateliê Estanhos Faemam, fundado em 1984, pelas mãos do artista Luciano Roberto do Nascimento, que trabalha com estanho desde 1987. Em uma das principais cidades históricas do Brasil, as peças artesanais em estanho trazem consigo uma natureza simbólica que mantém viva sua identidade cultural, através da religiosidade, das procissões, dos sinos típicos do local, ao lado da arquitetura colonial e outras manifestações históricas.

A coleção ‘Amazônia’ traz a floresta com sua fauna e flora e o povo indígena, com o objetivo de provocar uma reflexão sobre preservação, sobre pertencimento, diversidade e inclusão, um retorno ao início e uma contemplação à origem do Brasil. As imagens traduzem o conceito dos povos originários, a valorização e o contato com a natureza, sua estrutura sócio-cultural, característica comum das várias etnias indígenas brasileiras.

 

O olhar do mineiro Diego Mendonça, Top of Mind na categoria artista internacional em 2023, vê o mundo em uma perspectiva que expressa retratos da vida. Sua arte fala por si e leva o espectador a reflexões sobre quem somos, o que fazemos e com que emoção fazemos. Este ano, muitas foram as ações voltadas à conscientização da necessidade de preservação da natureza e da nossa história.

A coleção das crianças com roupas de realeza e estampas africanas para homenagear o mês da Consciência Negra, deu origem, em junho deste ano, à Boneca de Estanho, produzida no ateliê Estanhos Faemam, fundado em 1984, pelas mãos do artista Luciano Roberto do Nascimento, que trabalha com estanho desde 1987.

Em uma das principais cidades históricas do Brasil, as peças artesanais em estanho trazem consigo uma natureza simbólica que mantém viva sua identidade cultural, através da religiosidade, das procissões, dos sinos típicos do local, ao lado da arquitetura colonial e outras manifestações históricas.


Diego Mendonça não é apenas uma promessa, mas uma realidade artística que já conquistou reconhecimento internacional. Sua capacidade de expressar emoções e questionar conceitos por meio de sua arte é uma prova do profundo legado criativo de Minas Gerais. Como um artista em ascensão, ele contribui para a construção artística do estado, agregando uma visão empreendedora e sustentável.

Nascido em 1982, em São João Del Rei/MG, Diego Mendonça é um exemplo notável de alguém que trocou a carreira de advogado para dedicar-se às artes, sua grande paixão. É mestre em Artes, Urbanidades e Sustentabilidade pela Universidade Federal de São João del Rei – MG e foi discípulo de grandes nomes como o pintor Quaglia e Yara Tupynambá. Graduando do curso de Artes Aplicadas da Universidade Federal de São João del Rei – MG. Formado em Direito pelo Instituto de Ensino Superior Presidente Tancredo de Almeida Neves, 2009.

Com um currículo que abrange mais de 70 exposições, tanto individuais como coletivas, incluindo participações em locais renomados como a Sede da ONU em New York, o Louvre em Paris, o Consulado do Brasil em New York e em Versalhes, na França. As obras de Diego Mendonça são inspiradas em cenas do cotidiano, na natureza, na música e na literatura. Suas criações convidam o espectador a refletir sobre a vida e a necessidade humana, proporcionando uma experiência profunda dentro de seu mundo pictórico.

Todas as peças podem ser encontradas em seu ateliê, em São João del-Rei, MG.

Instagram: @diegom_arte

Continuar Lendo
Clique para comentar

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Ocimar TV mais

Raphael Ghanem comemora sucesso do espetáculo “Se é que você me entende” e anuncia as próximas datas

Publicado

em

Com mais de 190 mil espectadores em 2024, o comediante fenômeno do stand-up passa por Porto Alegre (RS), São José (SC) e Curitiba (PR) nesta semana

Raphael Ghanem, o maior nome da comédia brasileira atualmente, segue sua trajetória de sucesso absoluto no Sul do Brasil nesta semana. O comediante, que já ultrapassou a marca de 190 mil espectadores este ano em 197 apresentações, desembarca em Porto Alegre, São José e Curitiba com o espetáculo “Se é que você me entende”.

Em Porto Alegre, no Teatro do Bourbon Country, Raphael realiza quatro sessões nos dias 9 e 10 de dezembro (segunda e terça-feira), com horários extras devido à alta demanda. Já na quarta (11), ele estará em São José (SC), na Grande Floripa, para uma apresentação na Arena Opus. A maratona de shows continua em Curitiba, no Teatro Guairinha, entre quinta (12) e sábado (14), onde sessões extras também foram abertas para atender à enorme procura.

O espetáculo “Se é que você me entende” destaca o talento de Raphael com um texto 100% autoral e sem adereços ou figurinos, apostando na força de sua performance e interação com o público. As reflexões sobre relacionamentos, situações do cotidiano e histórias pessoais, sempre carregadas de exagero e bom humor, têm conquistado plateias em todo o Brasil e em turnês internacionais, como na Austrália e em Londres, onde também esgotou sessões.

O sucesso no Sul do país é mais uma prova do ano glorioso vivido por Raphael Ghanem. Além de recordes em cidades como Recife, com três sessões esgotadas no Teatro Guararapes, e shows históricos em São Paulo e no Rio de Janeiro, ele também reuniu mais de 8 mil pessoas em Belém no Mangueirinho, registrando o maior público de sua turnê atual.

Mais informações sobre os próximos shows e as vendas de ingressos podem ser conferidas no site raphael.nonstop.com.br.

Continuar Lendo

Ocimar TV mais

Felipe Dylon lança a música O verão aqui no Rio

Publicado

em

Em cima da chegada do verão, Felipe Dylon está lançando seu novo trabalho, com o título:
                                                                                         O Verão aqui no Rio
Uma canção alegre que fala de amor, de namoro, de viagem, de curtição, com certeza ajudará a dar mais empolgação a nova estação.
Com uma carreira de sucesso, diversos prêmios, músicas que marcaram uma geração, “feat” com artistas renomados como Lulu Santos, Buchecha e Michael Sembello, Felipe volta agora em um novo momento, com músicas de sua autoria e boas parcerias.
Produzido por Dudu Chermont, autor da canção, no estúdio Urca Music, Claudio Infante na bateria, André Vasconcellos no baixo, Dadá Yute nos vocais, Felipe na voz principal, nos vocais, nas violas e guitarras e Dudu nos teclados e percussão, unindo assim um bom elenco. Aproveitando a boa onda do verão.
O artista regressa empenhado em fazer o que mais gosta, boas músicas e alegrar seu público. Trazer a boa memória afetiva das suas baladas e a sua simpatia, que sempre foi a sua assinatura.
Agradecendo sempre a família e seus valores, aos amigos que sempre o incentivaram, a todos os fãs, por quem tem um super carinho (o acompanham desde seus 14 anos).
“Olha para mim foi uma chance incrível gravar a música “O Verão aqui no Rio.” Me identifiquei bastante com as sonoridades, coloquei também as guitarras, além das gravações terem sido um super astral. Espero que vocês gostem!” Felipe Dylon
Crédito fotógrafo: Guga Melgar
Link música:
Instagram: 
@felipe dylon

Continuar Lendo

Ocimar TV mais

Blades Of Steel Anuncia Lançamento da Faixa “Vengeance Is Mine”

Publicado

em

A banda de heavy metal Blades Of Steel lançou na sexta- feira (29) sua nova música, intitulada “Vengeance Is Mine”, às 14h. A faixa promete trazer uma sonoridade mais sombria, refletindo a força e a obscuridade presentes em sua letra.

“Vengeance Is Mine” explora a temática da vingança, narrando a história de uma personagem que busca justice após sua terra ser devastada por tiranos. A composição é inspirada em relatos históricos de invasões brutais que marcaram a humanidade, trazendo à tona emoções intensas e uma narrativa poderosa.

“A letra reflete a determinação e a sede de justiça do protagonista, que, após testemunhar a destruição de sua terra, se prepara para a batalha final. A narrativa é uma homenagem às lutas épicas e aos sacrifícios feitos em nome da liberdade e da honra”, afirma Yara Haag, vocalista da banda.

Os fãs estão convidados a acompanhar o lançamento e não perder nenhum detalhe. A música estará disponível no canal oficial da banda no YouTube.


Canal do YouTube: Blades Of Steel (https://youtu.be/4bYfdgxjnjQ?si=g4GGfs0G4ARWFm3C)
Foto: Maíra Nakahara

Continuar Lendo

Destaque

Copyright © 2023 ocimar.com. Todos os direitos reservados.