Connect with us

Hora de notícia

Mostra Paranaense de Dança exibe 106 vídeos selecionados por curadores

Published

on

Apresentações acontecem dias 24 e 25 de abril e o resultado comprova: as dificuldades instigam a criatividade dos artistas

Após convidar grupos de todo o Brasil a enviar trechos de 3,5 minutos de coreografias em qualquer estilo, a 13ª edição da Mostra Paranaense de Dança recebeu 426 vídeos válidos. Desses, a banca de curadores selecionou 106 para exibição nestes dias 24 e 25 de abril, pelo canal do YouTube da Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra (ABABTG), que realiza o evento desde 2008. Essa é a primeira edição on-line, e em cada dia de apresentação serão vídeos diferentes.

“Gostamos muito do resultado, e agora desejamos que o maior número possível de pessoas possa prestigiar os trabalhos nos dois dias de exibição”, convida a coordenadora da Mostra, Simone Bönisch.

A qualidade dos vídeos enviados deixou os organizadores entusiasmados com as possibilidades trazidas pela união da dança com o audiovisual. Entre as criações, há algumas realizadas ao ar livre, em casa, ou em garagens adaptadas – o que só comprova a capacidade de adaptação dos bailarinos e coreógrafos.

Um exemplo vem de Bauru (SP), onde o Núcleo de Dança Giracorpo pesquisou a obra de Clarice Lispector ao longo de um ano e gravou uma coreografia baseada no conto “De vez em quando pertencemos”. A performance foi registrada no Horto Florestal da cidade, ao ar livre. “Enviamos à Mostra um trecho dessa coreografia, que é um trio e traz a expressividade que queríamos retratar da autora, a partir do cotidiano e das metáforas que ela usa como substrato”, conta a diretora Merene Lobato.

“Não podemos nos entregar tão fácil.” Esse foi o pensamento que a diretora artística Nara Dutra, de Maringá (PR), manteve ao longo da pandemia – tanto que organizou uma mostra interna de seus alunos, que se apresentaram ao público online com figurinos, penteados, maquiagem – e máscara. “Fiquei muito feliz ao ver que a ABABTG seguiu essa mesma linha e manteve seu cronograma neste ano. É porque todos nós acreditamos nisto que estamos fazendo”, conta ela, que participa da Mostra desde 2012. Sua escola entrou com tudo no evento: enviaram 24 vídeos, dos quais 5 foram selecionados.

“Produzimos bastante na pandemia. Transformamos a sala de aula em um palco, com empréstimo de três coxias e adereços”, conta Nara. As linguagens trabalhadas vão do clássico ao jazz, passando por dança contemporânea, sapateado e dança aérea. Para ela, mesmo com todas as dificuldades, este é o momento de produzir. “Apesar do recolhimento necessário, quando os teatros abrirem vamos precisar suprir a demanda reprimida por arte.”

Webinar debate a dança virtual

Como aquecimento para as apresentações, nesta sexta-feira (23), às 19h30, o webinar gratuito “Eventos on-line e a produção de dança em tempos de pandemia” reúne os organizadores Simone Bönisch e Jorge Schneider, além dos curadores da Mostra Paranaense de Dança Online 2021, Daniel Siqueira, Ian Mickiewicz e Patrícia Machado, num bate-papo sobre como é fazer dança na atualidade e o papel do artista em tempos de pandemia. “Acredito que o momento de retorno presencial será uma explosão de produções. Mas, enquanto isso não acontece, precisamos entender os limites e os benefícios do audiovisual e dos eventos virtuais para a dança”, acredita Simone.

Em 2020, a Mostra Paranaense de Dança chegou a ser organizada e divulgada, mas foi cancelada devido ao distanciamento social imposto pela covid-19. “O virtual não substituirá o presencial – mas é necessário aprender a usar a tecnologia a favor das iniciativas culturais”, finaliza a organizadora.

SERVIÇO:

13ª Mostra Paranaense de Dança  (On-line)

Dia 23 de abril, às 19h30: Webinar “Eventos on-line e a produção de dança em tempos de pandemia”, com os organizadores Simone Bönisch e Jorge Schneider e curadores da Mostra Paranaense de Dança On-line 2021. Assista pelo canal da ABABTG no YouTube.

Dias 24 e 25 de abril, às 19h: Exibição dos vídeos selecionados pelo canal da ABABTG no YouTube.

“Projeto realizado com recursos do Programa de apoio e Incentivo à Cultura – Fundação Cultural de Curitiba, da Prefeitura Municipal de Curitiba e do Ministério do Turismo.”

FOTOS:

– Fotos divulgação exibições:

https://www.dropbox.com/sh/7t9r2ygbs812ita/AAC31-G0mfpC_Uv5zABqzRMsa?dl=0
  • Trechos de vídeos selecionados:
https://www.dropbox.com/s/8j52tmwhmn3vhvt/teaser%20-%20mostra%20pr%20danca%20online.mp4?dl=0

ABABTG – A atual Associação Brasileira de Apoiadores Beneméritos do Teatro Guaíra foi fundada em 2008, na cidade de Curitiba. Na época denominada Associação de Bailarinos e Apoiadores do Balé Teatro Guaíra, ela surgiu com o propósito de fortalecer a dança e demais artes motivando uma ligação sinérgica entre os setores público e privado. Durante esse período, foram realizados diversos projetos culturais, com repercussão local, nacional e internacional, que promoveram ações de formação, atualização, divulgação, fomento e democratização das artes em suas diversas linguagens. A atual nomenclatura foi assumida recentemente, para adaptar-se aos novos níveis de atividades operacionais e aos novos mercados de atuação da ABABTG.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Hora de notícia

Grupo Educacional Bom Jesus celebra a data com missa on-line e ao vivo no dia 8 de maio

Published

on

Celebração intitulada “Mãe, nos bons caminhos você está presente”, será transmitida às 10h30 pelo canal do YouTube do Grupo

O Grupo Educacional Bom Jesus vai realizar no dia 8 de maio (sábado), às 10h30, uma missa para celebrar o Dia das Mães (comemorado no dia 9). A celebração (on-line e ao vivo) será aberta ao público, que pode assisti-la remotamente acessando o canal do Grupo no YouTube ou por meio deste link.

A missa será celebrada pelo presidente do Grupo Educacional Bom Jesus, Frei João Mannes, e pelo vice-presidente, Frei Mário José Knapik.

Apesar de todas as limitações que a pandemia impôs neste ano e também no ano de 2020, o Bom Jesus considera que não se pode deixar de lado uma data tão importante. Por isso, decidiu realizar a missa de maneira totalmente on-line, em respeito a todos os protocolos sanitários vigentes. O objetivo é evidenciar as mães como figuras fundamentais para as boas escolhas e agradecer cada uma por todos os momentos de auxílio, carinho e proteção que contribuem para que todos sigam sempre por bons caminhos. 

AGENDA:

O quê: Missa das Mães

Quando: 8 de maio (sábado) 

Horário: 10h30 

Transmissão:

Canal do YouTube do Grupo Educacional Bom Jesus: 

Clique aqui para acessar a live.

Continue Reading

Hora de notícia

iFood amplia formas de pagamento com PIX

Published

on

Usuários do aplicativo poderão realizar pagamento dos pedidos também com chave do PIX

São Paulo, 06 de maio de 2021 – A partir de hoje, o iFood amplia a cobertura do meio de pagamento PIX para seus usuários. A novidade faz parte da estratégia da plataforma para deixar a vida de seus consumidores mais prática, cômoda e segura, acompanhando a inovação e digitalização dos meios de pagamentos, cada vez mais presente na rotina dos brasileiros. 

O Pix traz mais praticidade para os consumidores que usam a plataforma e funciona como uma chave para pagamento com liquidação instantânea,  a partir da estrutura do Banco Central. Os bancos como Bradesco, Santander, Itaú, C6, Nubank, Branco do Brasil, Caixa Econômica e PicPay já utilizam a transação sem qualquer custo para o cliente. 

“Como referência no setor, estamos sempre buscando novas alternativas para facilitar a vida de todo nosso ecossistema, tanto parceiros como usuários e investido cada vez mais em inovação. Além disso, o Pix chega também para possibilitar o acesso daqueles que não possuem cartões de crédito ou não querem comprometer seus limites” , comenta Mauro Piazza, Diretor de Produtos do iFood. 

Para utilizar o meio de pagamento no iFood é fácil: basta selecionar a opção, sem necessidade de cadastro prévio e um código será gerado. Após copiá-lo, o cliente deverá entrar no banco de sua chave Pix e finalizar a transação, acessando “código QR ou QR code” e inserindo o código na função “Copia e Cola”. O consumidor terá 5 minutos para fazer a conclusão e então ele será enviado à loja. Caso o pagamento não seja efetuado, o pedido ficará como ‘não realizado’. Para usar um novo meio de pagamento o consumidor terá que realizar o pedido novamente.

O meio de pagamento estará disponível nas cidades de Campinas, Curitiba, Recife, Porto Alegre, Goiânia, Guarulhos, Salvador, Ribeirão Preto, Santo André, Maceió, Londrina, Florianópolis, Niterói, São Bernardo do Campo, João Pessoa, Belém, Uberlândia, Campo Grande, Manaus, Maringá e Natal. A expectativa é atingir todas as regiões do Brasil nas próximas semanas. 

Sobre o iFood

O iFood, referência em delivery online de comida na América Latina, tem 60 milhões de pedidos mensais. Há dez anos no mercado, a empresa de origem brasileira está presente também na Colômbia. Atua junto aos parceiros com iniciativas que reúnem inteligência de negócio e soluções de gestão para os cerca de 270 mil restaurantes cadastrados em mais de mil cidades em todo o Brasil. O iFood conta com importantes investidores, como a Movile, líder global em marketplaces móveis, e a Just Eat, uma das maiores empresas de pedidos online do mundo.

Continue Reading

Hora de notícia

Como manter as pelúcias limpas?

Published

on

O cuidado rotineiro ajuda a prevenir alergias

A pelúcia é um item comum em muitas residências, seja para crianças, jovens ou adultos. O acúmulo de poeira e a manipulação dos bichinhos, entretanto, podem ocasionar a proliferação de ácaros, atrair traças e até mesmo gerar doenças respiratórias.

Alexandre Diniz, diretor executivo da Quality Lavanderia, alerta que o ideal é que a higienização seja feita ao menos uma vez por mês em caso de contato frequente da pelúcia, por exemplo as pelúcias que são usadas para brincar. As pelúcias que são usadas pelas crianças no dia a dia, além do pó, acabam tendo acúmulo também de outras sujidades, como por exemplo saliva.  Já as pelúcias que ficam como enfeites, o ideal é que sejam higienizadas a casa três meses. Mesmo assim, ele orienta a sempre usar um tecido para retirar o acúmulo de pó.

“Por isso a higienização correta e periódica é muito importante. Em conjunto, há os cuidados em casa, realizando a manutenção dessa lavagem”, comenta Diniz. É importante lavar as pelúcias no tempo indicado e da maneira correta para que a cor, o vigor, a integridade das fibras e a beleza da pelúcia durem mais tempo.

“Os cuidados dos profissionais de lavanderias possibilitam uma limpeza completa e adequada a esse item, podendo ser com a lavagem tradicional ou a seco, tudo depende do tipo de pelúcia”, conclui.

Sobre a Quality

Modelo de lavanderia consolidado há mais de 20 anos no mercado, a Quality é uma marca premiada, recebeu 14 Selos de Excelência da ABF. As lojas possuem equipamentos de alta tecnologia, performance e produtividade, trabalha com produtos e soluções que preservam o meio ambiente. É uma lavanderia completa, com qualidade diferenciada de atendimento e de serviços prestados. A Quality é especialista na limpeza de roupas e itens da casa e tem “prazer em cuidar bem” dos clientes, de suas roupas e do meio ambiente. “Quality combina com você” reforça os cuidados da marca no mix de moda e refinamento com diferentes tipos de estampas e tecidos, serviço de alto padrão e com o estilo dos clientes por todo país. Saiba mais: www.qualitylav.com.br.

Continue Reading

Destaque

Copyright © 2021 ocimar.com. Todos os direitos reservados.