Connect with us

Novidades

Dia Internacional da Mulher: temos motivos para comemorar? – por Psicóloga e Neuropsicologia Daniela Generoso

Published

on

*Psicóloga e Neuropsicologia Daniela Generoso


Chegamos em mais um dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher, mas com poucas razões para celebrar. O número de casos de feminicídio e violência contra o sexo feminino não para de crescer.

Antes da pandemia, por exemplo, o instituto “É Possível Sonhar”, que atende crianças, adolescentes e mulheres vítimas de violência doméstica, recebia de 5 a 12 casos por semana. Agora, o número gira em torno de 18 a 23 casos. E os dados só aumentam. 

Não é segredo para ninguém que a violência sempre existiu, mas o isolamento social fez evidenciar casos em que o homem agredia psicologicamente a mulher. Então, a parceira mesma procurava justificar tais atos como momentos de chateação ou raiva pontual do companheiro, pois, para muitas, o abuso só acontece quando chega a agressão física.

Para entender o que é abuso, é preciso esclarecer primeiramente o que é um relacionamento saudável. Geralmente, trabalhamos com a cultura, crença e a idealização do “para sempre”. Essa ideia fantasiosa facilita a manipulação do agressor, que primeiro prende com palavras sutis e muito carinho, o que dificilmente faz a mulher enxergar o controle extremo.

Os agressores/assassinos justificam os atos como forma de amor, ciúmes ou até mesmo dizem que foram provocados. Essas questões são fatores cruciais para impedir e desencorajar a mulher de pedir ajuda.

A manipulação faz com que a pessoa se sinta culpada e alimente pensamentos como se não estivesse com tal roupa não iria provocar outros homens e o parceiro não sentiria ciúmes, já que se sente ciúmes é porque a ama. Esse tipo de pensamento gera um grande perigo. Por isso, precisamos urgentemente parar de romantizar algo que não é normal. Sentir ciúmes é um descontrole emocional causado pelo sentimento de posse.

Quando o indivíduo só diminui a pessoa, ofende, controla suas amizades, roupas e lugares aonde você vai, cuidado. Pode estar enfrentando um relacionamento abusivo. Você não é posse de ninguém. Um casal precisa andar de acordo mútuo, com amizade e respeito.

Além disso, não tem como generalizar, porque cada caso é um caso. Há muitas mulheres que sofrem de transtorno de personalidade dependente e vão sentir um vazio ou até mesmo uma dor por não estar com companheiro ao lado. Mas a pessoa precisa aprender a se amar.

Ninguém nasceu para ser maltratada. No entanto, muitas vezes podemos entender isso como um ciclo de como nossos pais nos tratavam. Porém, para compreender o que realmente acontece é necessário, primeiro, entender o que é um relacionamento saudável. Por isso, ao primeiro grito, procure o diálogo e, se persistir, busque ajuda. É possível sonhar e recomeçar, basta pedir ajuda e entender quem você realmente é, as coisas boas que pode conquistar e viver.

(*) Psicóloga, Pós-graduada em Neuropsicologia, Pós-graduanda em Psicologia Existencial Humanista, pós-graduada em direitos humanos, Mestranda na Universidade Européa Del Atlântico (Espanha), Formada pela UNESCO/UFRJ Interpretação de Desenho Infantil, Escritora, Professora  e supervisora de psicologia, fundadora e presidente do Instituto  “É Possível Sonhar”, que atende crianças, adolescentes e mulheres vítimas de violência doméstica.

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Novidades

Pizza Prime doa 1000 pizzas para profissionais da saúde em Santa Catarina

Published

on

Atuando na linha de frente do combate ao coronavírus, equipe recebe o carinho e agradecimento da rede que faz o melhor da pizza

Há mais de um ano, quando o primeiro caso do coronavírus foi detectado no Brasil, os profissionais da área da saúde atuam incansavelmente no atendimento de casos do Covid-19. Como forma de agradecimento a esses verdadeiros heróis, a Pizza Prime criou o projeto “1.000 Pizzas pelo Brasil”, no qual vai doar para hospitais públicos e privados as pizzas mais brasileiras do seu cardápio. A iniciativa é do fundador da rede, Gabriel Concon e conta com o apoio do time de franqueados, responsáveis por indicar as instituições beneficiadas e distribuir de forma gratuita e voluntária 20 pizzas por unidade. 

Em Santa Catarina, o projeto já entregou o melhor da pizza para profissionais do Hospital Marieta Konder Bornhausen, no Vale do Itajaí, Hospital Santo Antônio, em Blumenau, e Hospital Municipal e Maternidade Ruth Cardoso, em Balneário Camboriú. As doações foram realizadas pelos franqueados Lucio Casara, José Augusto Benetão Carvalho e Valéria Cristina de Matos, respectivamente. “Cada vida preservada é uma grande batalha vencida contra a maior crise sanitária que se alastra pelo país. Queremos agradecer àqueles que se dedicam de forma louvável e incessante em prol de todos”, declara Concon.

A Pizza Prime é a rede nacional de pizzarias que mais cresce no Brasil e está presente nos estados de São Paulo, Rio Grande do Sul, Minas Gerais, Bahia, Amapá, Pará, Paraná e Santa Catarina.

SOBRE A PIZZA PRIME

Com quase 20 anos de mercado e cerca de 50 unidades, a rede Pizza Prime leva qualidade e sabor à casa dos clientes. A franqueadora conta também com uma Central de Produção e Distribuição, na cidade de Indaiatuba/SP, que tem por objetivo oferecer cursos e proporcionar a transferência de know how aos novos franqueados. Com ingredientes selecionados e atentos aos paladares, a rede investe em variedade de sabores regionais, como pizza de coração de galinha, iguaria muito demandada na região sul, e pizza de camarão com jambu, que atende o público em Macapá (AP), por exemplo. Antenada com as tendências, tem também opções veganas, além das adocicadas que fogem do senso comum, como pizza de cookies & cream e chocolate branco com caramelo flor de sal. Novata no franchising – se associou à ABF em 2019 -, a Pizza Prime tem por objetivo agora crescer de forma organizada e palatável pelo País. Para mais informações:  https://www.pizzaprime.com.br

Continue Reading

Novidades

Simony lança terceiro EP de “Resumo da Felicidade”

Published

on

Esta parte do projeto reúne 05 faixas nas plataformas digitais com videoclipes retirados do DVD gravado em Vinhedo, em São Paulo

Foto: Rogério Coruja

Simony lança hoje, 30, em todas as plataformas digitais, o terceiro EP com músicas gravadas no DVD “Resumo da Felicidade”. O registro em áudio e vídeo aconteceu em Vinhedo, interior de São Paulo. A cantora regravou músicas que fizeram parte de sua trajetória no ritmo de samba e algumas canções inéditas.

Neste EP contém cinco faixas e são elas: “Abstinência”, “Pra não ter que Sofrer”, “Cansou de ser forte”, “Meu Porto Seguro” e “Aviso Prévio “. “Resumo da Felicidade é um projeto muito importante para mim! Estou feliz e realizada em poder cantar e regravar diversas músicas que tenho tanto carinho em um novo formato, uma nova roupagem. Além, é claro, de contar com a minha nova equipe do escritório GR Shows” explica a cantora.

A produção musical é assinada por Valmir Borges, mas a edição de vídeo ficou por conta da GR Shows, escritório responsável pela carreira da cantora e outros artistas como Pixote, Belo e Turma do Pagode, a empresa está há 17 anos no mercado artístico e musical.

Ouça nas plataformas digitais: https://ps.onerpm.com/simony-ep03

Assista no canal oficial da cantora no YouTube:  https://www.youtube.com/c/SimonyCantora

Continue Reading

Novidades

TARTAGLIA ARTE APRESENTA A EXPOSIÇÃO INÉDITA ‘ARTE CONTEMPORANEA FEMININA’ NO CENTRO CULTURAL CORREIOS RJ.

Published

on

Projeto reúne 5 mostras individuais de 5 artistas mulheres em 5 salas simultaneamente, de forma presencial e tour virtual.
.

Cinco. É o número das sensações e dos sentidos. Representa a liberdade e o espírito de aventura. O cinco representa a versatilidade através da busca de liberdade para se lançar em direção a novas oportunidades. E o que é a arte senão liberdade de emoções e criatividade?

exposição ‘Arte Contemporânea Feminina’ é um projeto inédito, que apresenta 5 mostras individuais simultâneas, de 5 artistas mulheres, em 5 salas do Centro Cultural Correios (Centro, RJ), no dia 05/05 de 2021 (cuja soma é 5), todas com a curadoria da Tartaglia Arte de Roma, Itália, de Regina Nobrez e Riccardo Tartaglia
Trata-se de uma mostra que destaca o papel da mulher artista, em suas diferentes poéticas, linguagens e faturas. Até pouco tempo atrás, as mulheres, quando se destacavam nas artes, atuavam em segundo plano, exercendo a atividade como modelos. Certamente  tivemos – e temos – grandes artistas mulheres, que, rompendo com as barreiras do preconceito e da misoginia, conseguiram  levar seu acervo ao mundo – Frida Kahlo, Louise Bourgeois, Lygia Clark, Ligia Pape, Adriana Varejão, Rosalina Paulino, entre outras.

Antes retratadas nas pinturas de artistas predominantemente masculinos, hoje as mulheres estão à frente da produção artística, com mais autonomia e liberdade, ocupando cada vez mais espaço, expressando todas as suas múltiplas potencialidades e permitindo que suas emoções fluam de maneira profunda.



A mostra ‘Arte Contemporânea Feminina” traz, portanto, olhares múltiplos sobre o fazer artístico. As artistas BeatrizBasso, Ilca Barcellos, Mary Dutra, Flavia Fernandes e Isabella Pedreschi estarão, a partir do dia 05 de maio até o dia 20 de junho de 2021, estabelecendo um diálogo polifônico entre as salas do Centro Cultural Correios (CCC-RJ) e interagindo por meio de suas obras, instalações, sons, vozes e personalidades.


SERVIÇO:
Título da exposição: ARTE CONTEMPORÂNEA FEMININA

 Artistas – Mostras individuais
. BEATRIZ BASSO – “Cor, Gesto, Emoção … a Trajetória” (Sala C – 2° andar)ILCA BARCELLOS – “Squatters”(Sala Filatélica – Térreo). MARY DUTRA – “Se foi, tempo”
(Sala Bistrô – Térreo). FLÁVIA FERNANDES – “Táctil”(Sala B – 2° andar). ISABELLA PEDRESCHI – “Reverbério”(Sala Galeria de Arte – Térreo)
CuradoriaRiccardo Tartaglia e Regina Nobrez – Tartaglia Arte
Crítico de ArteRicardo Muniz de Ruiz ( nas mostras de Mary Dutra e Isabella Pedreschi, é historiador e poeta, doutor em História Social pela UFRJ e professor de História e Sociologia).
Abertura: 05 de maio de 2021, às 19h 
Período:  de 06 de maio a 20 de junho de 2021 Local: Centro Cultural Correios do Rio de Janeiro – Rua Visconde de Itaborai, 20 centro RJ Dias e horário: terça a sábado, das 12h às 19hEntrada francaCensura livreConcebido e organizado por Tartaglia Arte – www.tartagliaarte.org Assessoria de imprensa: Paula Ramagem Apoio: Centro Cultural Correios – RJ, Circulo Italo Brasileiro – SC, Consolato Onorario Italiano – Florianópolis/SC, Ministério das Comunicações – Governo Federal
Visitação: PRESENCIAL, seguindo as regras de prevenção da OMS e dos governos federal, estadual e municipal, respeitando o número de pessoas, afastamento e uso de máscaras/álcool em gel e TOUR VIRTUAL.
Homenagem: Em respeito e para homenagear as pessoas que já se foram com a pandemia, suas famílias, profissionais que trabalham na linha de frente todos os dias, e a todos aqueles que vivem ou amam as artes, na abertura não haverá festa. A exposição estará aberta, e suas artistas presentes para receberem os visitantes, em número reduzido de cada vez, seguindo os protocolos, com máscara e álcool em gel. Agradecemos e esperamos que todos possam visitar.

Site: tartagliaarte.orgRiccardo Tartaglia (21) 96588-2653Regina Nobrez (48) 98463-5707
Instagram  @tartagliaarte @riccardotartaglia @reginanobrez Instagram: @bbellaarte (Bella Pedreschi)                 @art_marydutra (Mary Dutra)                 @ilcabarcellos (Ilca Barcellos)                 @beatrizbasso.decora (Beatriz Basso)                 @flaviafernandes.art (Flávia Fernandes)

Continue Reading

Destaque

Copyright © 2021 ocimar.com. Todos os direitos reservados.