Connect with us

Últimas notícias

Dia mundial da saúde: 10 maneiras para manter a saúde mental na quarentena

Published

on

O filósofo e psicanalista Fabiano de Abreu dedicou-se a buscar maneiras para ajudar as pessoas a manter o equilíbrio para uma boa saúde mental

O Dia Mundial da Saúde é celebrado anualmente em 07 de abril. Essa data coincide com o dia da criação da Organização Mundial de Saúde (OMS), no ano de 1948. O objetivo dessa celebração é despertar uma consciência mundial sobre a importância de diversos aspectos da saúde.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), o Brasil é o líder mundial de pessoas que sofrem de ansiedade. Tendo em conta os dados fornecidos existem 18,6 milhões de brasileiros, ou seja, cerca de 10% da população convivendo com o transtorno.

O período de quarentena por pandemia de coronavírus agravou ainda mais o cenário. A incerteza do momento e as preocupações a ele relacionadas tendem a que se verifique um aumento dos níveis de estresse e ansiedade na população. Desta forma, e sendo estados mais ou menos permanentes estes podem fragilizar o sistema imunológico e debilitar o equilíbrio mental.

Se a situação da quarentena já era algo novo para nós, imagina uma quarentena da qual não vemos o seu termino? O filósofo e psicanalista Fabiano de Abreu preocupado com o excesso de pessoas que o procuram e também avaliando o comportamento das pessoas neste atual momento, dedicou-se a criar 10 maneiras para que possa se manter bem mentalmente em plena quarentena.

“ Amigos, clientes, pessoas no mercado e farmácias, muitos estão numa etapa diferente na quarentena. Hoje um dos meus amigos dono de um bar chegou a perder o controle ao falar do estado atual em que nos encontramos. ”

Após este episódio do seu amigo e de outras pessoas que Fabiano vem observando, o filósofo disse que, imediatamente buscou o que ele chama de equilíbrio para encontrar maneiras e ajudar as pessoas que estão em quarentena.

“ Precisamos buscar o equilíbrio, chamarei de equilíbrio o ponto essencial para sabermos lidar com esta quarentena. Exatamente por isso decidi elaborar esta listagem.

1 – Pense positivo – Esta é a primeira das dicas pois é primordial para as outras 9 funcionem. Tudo tem um lado positivo até nas coisas ruins que acontecem. Ser positivo é essencial para que possamos ter a mente tranquila para buscar planos e planejamentos futuros.

O caminho para uma mente positiva é ter a propriedade intelectual de buscar pensamentos que o agrade. Seja numa ação presente ou projetar ações futuras.

2 – Mantenha a sua rotina – Que tal manter a mesma rotina de horários de trabalho e buscar mecanismos para atendimento online ou organizar o seu site e rede social? É um momento também para pesquisar sobre a sua profissão e procurar outras formas para conseguir a remuneração desejada a partir de sua casa. Pode ainda organizar o seu trabalho para quando isso tudo acabar.

Busque estratégias, conhecimentos, quem sabe aquele planejamento que não colocou adiante por falta de tempo não possa ser melhor observado agora?

2 – Interatividade – Vá além da mídia social, a claridade da tela em seu rosto e o excesso de informações pode ativar a ansiedade e atrapalhar o seu equilíbrio na quarentena.

Tente variar as atividades para a interatividade. Busque brincadeiras com a família ou com o parceiro(a). Tem quem goste de videogame ou uma boa série ou filme.

Ver documentários e ler livros contribuem para aumentar o seu conhecimento. Aprender satisfaz, ativa a dopamina, hormônio da recompensa, quando absorvemos algo de novo.

3 – Notícias e mídia social – Temos que nos manter informados, claro, mas isso não quer dizer ficar o dia inteiro lendo notícias e navegando na mídia social. Escolha os sites de notícias que sejam realmente sérios e credíveis para ficar a par dos acontecimentos. É sempre bom ler na parte da manhã pois, ler a noite pode ativar a ansiedade e preocupação atrapalhando o sono. À noite estamos mais relaxados e com a mente mais desocupada, focar na rede social e nas notícias é iniciar um longo período olhando informações que poderão trazer tristeza, ativar a ansiedade e provocar a perda ou sono tardio.

4 – Exercícios físicos – Mesmo se não tinha o costume de fazê-los, que tal tentar começar? Exercícios físicos não são apenas bons para uma boa forma e melhor saúde física mas também para uma melhor saúde mental. Os exercícios liberam o hormônio da endorfina que dá a sensação de bem-estar, alegria, conforto e bom humor.

5 – Crie metas – Não posso deixar de falar nesses hormônios da felicidade e do bem estar. Quando estão em baixa, podem levar a tristeza e posteriormente à depressão ou outras doenças que prejudicam a saúde mental. Criar metas e conquistá-las ativa o hormônio da dopamina. Quando produzida de forma equilibrada, ela também está associada ao amor, bem-estar, felicidade e ao prazer.

Crie metas a curto prazo e também a longo prazo. Seja um jardim a capinar, uma mesa a consertar, um trabalho para concluir, um livro para ler, uma série para assistir, um texto ou planos futuros. Tudo e qualquer coisa, por menor que pareça ser mas que crie como meta, estará não só ativando a dopamina mas também ocupando o seu tempo.

6 – hábitos alimentares saudáveis – Uma boa alimentação ajuda não só a ativar os hormônios da felicidade mas também vai manter a sua imunidade alta para se proteger de doenças. É sabido que o Covid-19 mata mais pessoas com imunidade baixa e a alimentação é crucial neste momento.

Que tal brincar de ser cozinheiro e distrair-se fazendo uns belos e deliciosos pratos na cozinha. Pode ser a hora também de ensinar os filhos a cozinhar.

7 – Tarefas de casa – Que tal ocupar o seu tempo organizando a casa? Aquele armário que nunca tem tempo de arrumar ou a horta que sempre quis plantar. Que tal dividir tarefas em casa e deixa-la do jeito que sempre quis. Ambientes renovados, alma renovada. Depois que bagunçar com brincadeiras em família, arrume novamente. Se tiver com preguiça, não se esqueça que arrumar casa também é um exercício físico.

8 – Organize a sua vida familiar – Aproveite este tempo para interagir mais com a família ou com o seu ou a sua parceira. Para quem tem filhos, seja mais amigo do filho, saiba mais sobre ele, aproveita e recupere todo o tempo perdido neste mundo atribulado que vivemos. Dedica-se mais à família, como eu disse no tópico 1, isso é pensar positivo em algo negativo. A quarentena é negativa mas torna-se positiva quando nos obriga a sermos melhores e mais presentes.

9 – Curta seu animalzinho – Para quem tem bichinho em casa, este é o momento de se dedicar mais a ele. Recupere toda aquela carência que ele sentia com a sua ausência anterior. Animaizinhos de estimação são ótimos também para o equilíbrio emocional. Saiba que o seu bichinho de estimação faz liberar a ocitocina, o hormônio do amor, o mesmo que liberou ao conhecer o seu parceiro(a).

10 – Alinhe-se com a natureza – Nós viemos da natureza. Por milhares de anos interagimos com ela e a usamos para nos proteger e nos alimentarmos. Sempre estivemos vinculados a ela de corpo e alma, portanto, vale a pena voltarmos a conversar com ela e buscar um pouco desta energia que está em nosso instinto. Faça um teste, observe uma árvore, folha, flor e pense o quanto ela é importante e familiar e sentirá uma boa energia como recompensa.

Cultive bons sentimentos, dê boas ideias em casa, crie harmonia, e tente praticar cada um dos tópicos que aconselho.

Essencialmente temos que focar no melhor de cada um, no melhor de cada coisa, no melhor de cada situação. Se de cada tarefa ou etapa retirarmos um pequeno percentual de felicidade teremos o que nos fazer sorrir ao final do dia

 

Fabiano de Abreu é membro da Mensa, associação de pessoas mais inteligentes do mundo com sede na Inglaterra conseguindo alcançar o maior QI registrado com 99 de percentil o que equivale em numeral a um QI acima de 180. Especialista em estudos da mente humana, é membro e sócio da CPAH – Centro de Pesquisas e Análises Heráclito, com sede em Portugal e unidades no Brasil e na Holanda.

 

 

Mini CV

 

Fabiano de Abreu – Psicanalista, filósofo e jornalista

Registro 0.0543 0 Sociedade Brasileira de Psicanálise Clínica e CBPC

Registro Intel Reseller Tecnology – Especialista em tecnologia: 10381444

Registro FENAJ: 0035228/RJ

Registro Internacional: BR16791

Continue Reading
Click to comment

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimas notícias

Telemedicina e Tecnologia: Clínica faz atendimento à distância com qualidade de presencial

Published

on

A Clínica Carvalho Concept, por meio da tecnologia e inovação, consegue dar atendimento online supereficiente e já atinge a marca de 980 pacientes atendidos nem todo o Brasil, em plena pandemia

O atendimento médico por meio da telemedicina trouxe um grande benefício às pessoas que agora podem se cuidar à distância e ter uma melhor qualidade de vida na quarentena. A Clínica Carvalho Concept que inaugurou em abril de 2020, no início da pandemia, e já conta com mais de 980 pacientes atendidos não só em São Paulo onde está localizada, mas em todo o Brasil e também brasileiros residentes em outros países, marca impressionante em tempos de COVID-19.

“Tanto a clínica, quanto os desenvolvedores de softwares já estavam se preparando para tal momento, então iniciamos a ação de marketing informativo dessa nova possibilidade no dia seguinte à publicação da autorização do governo para o uso da telemedicina.*  E deu certo. Nos 03 primeiros meses pós-autorização esse tipo de  atendimento  era de 100 por cento, hoje, com a flexibilização, equivale a 30 por cento”, diz Deise Carvalho, CEO da Clínica Carvalho Concept.

Deise Carvalho- CEO Carvalho Concept
Divulgação

A marcação de consulta pode ser feita via PABX ou por whatsapp. O próximo passo é fazer uma triagem para que sejam vistas as necessidades do paciente. Caso o paciente tenha alguma lesão especifica que queira dar ênfase, é pedido que envie uma foto de boa resolução para ser anexada ao prontuário, além da anamnese clínica. É necessário um sistema que possibilita a emissão de receitas, pedidos de exames e atestados eletrônicos, um grande diferencial, pois, são poucas as clínicas hoje que possuem essa facilidade.

Carvalho Concept
Divulgação

Para o atendimento são utilizados o software Clinica nas Nuvens e para emissão de receitas é utilizado o aplicativo da Memed. O diferencial é que ambos se unem, e com isso, as informações ficam todas salvas no sistema. “É um passo adiante das clínicas que continuam fazendo consultas apenas por Whatzapp ou por Zoom, pois, além da comodidade e segurança do paciente ser atendido no conforto de sua casa, nosso sistema possui um ambiente seguro que se adequa a lei de proteção aos dados, além de termos a opção de deixarmos a consulta gravada no próprio sistema”, relata Deise.

Os resultados vêm sendo bastante satisfatórios, são muitos feedbacks positivos e, caso seja necessário o paciente ir a clínica para fazer algum procedimento, o agendamento é feito com o devido espaçamento de horários entre as consultas, com tempo hábil para a higienização do ambiente.  “É uma opção muito necessária no atual momento, e acredito que veio para ficar! Vários pacientes conseguem fazer suas consultas entre atividades rotineiras, não ocorrem atrasos por conta de trânsito e o mais importante: estimula o isolamento social”, completa a CEO da Carvalho Concept.

*https://www.in.gov.br/en/web/dou/-/lei-n-13.989-de-15-de-abril-de-2020 252726328#:~:text=1%C2%BA%20Esta%20Lei%20autoriza%20o,SARS%2DCoV%2D2).&text=3%C2%BA%20Entende%2Dse%20por%20telemedicina,les%C3%B5es%20e%20promo%C3%A7%C3%A3o%20de%20sa%C3%BAde

Clínica Carvalho Concept: 

Em abril de 2020, no início da pandemia, a empresária Deise Carvalho, inaugurou sua primeira clínica médica na região do Morumbi.

A Clínica Carvalho Concept, além de atender seus clientes em consultas presenciais*, utiliza a telemedicina, por meio de um sistema remoto totalmente eficiente e próprio, com excelência desde a arquitetura da clínica, passando pelo atendimento na recepção e mais ainda, pela equipe composta de profissionais conceituados.

A clínica veio para ser referência na região e no Brasil: “Trabalho há anos na área da saúde administrando clínicas médicas. Sempre vi falhas e oportunidades que os médicos, devido estarem focados no quadro do cliente, muitas vezes não percebem”, comenta a CEO Deise Carvalho. “Criei uma clínica visando entregar para o paciente, muito mais do que um espaço médico, um espaço que oferece uma experiência única do começo ao fim da jornada! ”, completa.

A clínica hoje tem um quadro de médicos dermatologistas, todos especialistas pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), equipamentos de última geração, tratamentos exclusivos em todas as áreas que envolvem a pele, o maior órgão do corpo humano, inclusive em tricologia. A Carvalho Concept conta também com uma equipe de nutricionistas. A ideia é agregar à clínica outras especialidades de diversas áreas médicas, que juntas, oferecem uma melhor qualidade de vida.

*Todo o staff é aparamentado com todas as normas de segurança necessárias.

Para saber mais:

https://linktr.ee/Carvalhoconcept2
https://www.instagram.com/carvalho.concept/
https://www.facebook.com/clinicacarvalhoconcept

Av. Giovanni Gronchi, 6195 – 13º andar

Morumbi – SP | CEP:  05724-003

Tel/whatsapp-  (11) 4304-3330

Continue Reading

Últimas notícias

Únicas apresentações 14 e 15 de maio do espetáculo MEU OUTRO EU Teatro João Caetano

Published

on

Mostrando as duas faces da vida de uma Drag Queen, o espetáculo “Meu Outro Eu”

Nos dias 14 e 15 de maio, às 19h, no Teatro João Caetano

(Foto Lucio Luna)

Idealizado pelo Produtor Thiago Roderich, “Meu outro eu” narra a rotina e os dilemas passados por uma atriz Drag.

Depois de uma temporada de espetáculos online, a Roderich Produções conduz a estreia da primeira peça de sua própria autoria, o espetáculo “Meu outro eu”, que conta a história da Drag Queen Vivian Davis, que após uma longa temporada trabalhando como Velma Real em uma casa de shows, se vê deslocada quando ao descobrir que o estabelecimento em que trabalha vai encerrar suas atividades.

Com um tom nostálgico e ao mesmo tempo pragmático, Velma aproveita o seu último show no local para relembrar todas as histórias vividas ali, sempre colocando o contraponto entre o artista, a personagem, o local e toda a temática que envolve o trabalho de uma drag queen em relação à sociedade.

O produtor e idealizador do espetáculo, Thiago Roderich, pega como ponto de partida a questão da imagem construída pelas pessoas, de que uma Drag Queen é um homem vestido de mulher, com maquiagens exageradas e extravagantes, que muitas vezes é tratado no sentido pejorativo. O espetáculo tem como finalidade mostrar ao público como é a vida, e como as coisas acontecem por trás de um personagem de um artista que vive uma drag queen, como é o dia a dia e os dilemas rotineiros passados por esse artista.

Quem dá sequência ao monólogo é o ator e cantor, formado em Artes Cênicas, Caio Godard, estrelando Velma, que já tem seu nome registrado nos palcos em vários musicais como, “Kinky Boots”, “Rapsódia” e “Beatles num céu de diamantes”, além de ter duas músicas autorais em plataformas digitas, contabilizando mais de 35 mil plays nos singles.

Com texto de Rômulo Rodrigues, Thiago Braga e Thiago Roderich, a temática principal do projeto é mostrar  aos espectadores a desconstrução dos estereótipos criados e pensados sobre o termo Drag queen, que hoje em dia, são comparados e vinculados a grandes personalidades como Pablo Vittar, Gloria Groove e até mesmo os famosos mundialmente como Rul Paul.

A ideia de pensamento não se aplica a questionar se é certo ou errado, mas sim analisar o conceito de drag como arte ligada à cultura LGBTI+ , que nasceu nos anos 30, quando as primeiras casas de shows gays começaram a nascer, nos Estados Unidos.

Diante de todo esse contexto a Roderich Produções e toda sua equipe te convida a fazer uma viagem sem estereoscópico e rótulos, por essa cultura artista. Você aceita? Ficha TécnicaAtor: Caio Godard e a sua drag Velma Realtexto : Thiago Roderich, Thiago Bolmicar Braga e Rômulo Rodrigues.Direção:  Gabriel PardelaIdealização, direção de produção: Thiago Roderich.Fotografia: Lucio Luna.Figurino e cenário: Ney Madeira e Dani Vidal.Iluminação: Orlando Schaider

ServiçosPresencialDias: 14 e 15 de maio

Local: Teatro João Caetano (Praça Tiradentes, s/n – Centro, Rio de Janeiro)
Horário: 19h

Ingresso presencial: R$ 30,00 (trinta reais)

Compra online: https://bileto.sympla.com.br/event/67673

Duração: 50 minutos. 

OnLine de 27 de maio a 6 de junho na plataforma Furarj em casa
Ingresso online: R$ 30,00 (trinta reais)

Horário:19h

Classificação: 18 anos.
Duração 50 minutos.

Siga a peça no instagram @meuoutroeu

Continue Reading

Últimas notícias

Virgínia Arruda realiza live “Quinta da Vitória” e traz nomes de peso

Published

on

Fotos em alta Virgínia Arruda – Crédito: Luciano Dourado

A cantora cristã Virgínia Arruda segue em sua jornada de lives. Sem deixar na mão seu fiel público ela adentra o mês de maio levantando uma nova bandeira. Desta vez, coloca em prática o projeto Conquistando o Impossível. As transmissões passam a ser todas as quintas-feiras, ganhando o título de Quinta da Vitória. Neste dia 6, às 20h ela conta com um trio pra lá de especial de convidados: Wilian Nascimento, Douglas Nascimento e Reino Song.

O projeto Conquistando o Impossível toca o coração de muitas pessoas. Ele pode ser acompanhado no canal oficial do YouTube e no Instagram da cantora. “Contando com toda essa grande estrutura, levo a mensagem de Deus e conforto às almas em mais de 54 países. Mostramos que existe um Deus que peleja por todos nós e almeja nossa libertação. A sequência de Lives se aproxima de 500 mil visualizações no YouTube e Instagram”, detalha Virgínia.

Dividindo o palco com Virgínia, Wilian Nascimento, Douglas Nascimento e Reino Song levam juntos a palavra de Deus para as almas que necessitam de um acalento. “Através de boas conversas e músicas animadas e dançantes, com certeza será uma live pra marcar época. Os convidados tem grande importância na vida das pessoas e com certeza somarão e muito para que haja conforto e esperança para os espectadores”, completa a cantora cristã.

Virgínia Arruda é uma figura extremamente importante quando o assunto é canalizar e direcionar a palavra de Deus. Em seu Facebook, ela conta com quase 140 mil seguidores de sua fanpage. Já no YouTube quase 900 mil inscritos a assistem diariamente. Na plataforma ela foi a criadora do quadro A Palavra do Dia, em que, como não poderia deixar de ser, deixa uma mensagem positiva e importante a quem precisa. “Há cinco anos gero conteúdo diário para tocar às pessoas. Nunca falhou e isso é muito importante para as pessoas. A minha companhia levando a palavra de Deus é o que salva muitas pessoas de um dia ruim”.

Ainda falando sobre YouTube, seu canal oficial ultrapassa a importante marca de 150 milhões de views. No Instagram o engajamento orgânico é gigantesco: mais de 300 mil seguidores acompanham as postagens de Virgínia que, em alguns casos, ultrapassam a barreira das 500 mil contas alcançadas.  

Acompanhe Virgínia Arruda nas redes sociais e aplicativos de música:  

Facebook: https://www.facebook.com/bispavirginia
Instagram: https://www.instagram.com/virginiaarrudaoficial
YouTube: https://www.youtube.com/VirginiaArruda
Spotify: https://open.spotify.com/artist/5RUMApncGMcAxDhgg7akQa?si=-KnimA1IQPuqolO18BNH5Q

Continue Reading

Destaque

Copyright © 2021 ocimar.com. Todos os direitos reservados.